Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas acerca das abordagens pedagógicas da Educação Física escolar brasileira surgidas a partir do final da década de 1970.
I. Nesta abordagem o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e motores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno. A Educação Física é, assim, apenas um meio para ensinar Matemática, Língua Portuguesa, sociabilização. II. Nesta concepção, a aquisição do conhecimento é um processo desenvolvido pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente de acordo com as pressões do meio. Conhecer é sempre uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização. III. Nesta concepção a aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, conquanto possam estar ocorrendo outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades motoras. IV. Nesta concepção de Educação Física, a mesma passa a questionar o caráter alienante da Educação Física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais. Assim, a Educação Física estaria atrelada às transformações sociais, econômicas e políticas, minimizando as desigualdades sociais.

As afirmativas na ordem de I a IV relacionam-se, respectivamente, a quais abordagens da Educação Física escolar.
O final da década de 1970 marca um período de grandes transformações na Educação Física escolar brasileira, mudanças estas que se manifestam até os dias atuais. Sobre este momento, analise as afirmativas a seguir.

I. Atualmente coexistem na área várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo tecnicista/esportivista, característico da Educação Física da década de 1970. II. As abordagens que surgiram associadas à Educação Física a partir do final da década de 1970 resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. III. Embora contenham enfoques diferenciados entre si, com pontos muitas vezes divergentes, têm em comum a busca de uma Educação Física que articule corpo e mente do indivíduo e aspectos relacionados à performance humana.

Sobre este momento histórico da Educação Física escolar brasileira, estão corretas as afirmativas:
No século XX a Educação Física escolar sofreu no Brasil, influências de correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Sobre a evolução histórica da Educação Física analise as afirmativas a seguir.
I. Até a década de 50, a Educação Física ora sofreu influências provenientes da filosofia positivista, da área médica (por exemplo, o higienismo), ora de interesses militares (nacionalismo, instrução pré-militar). II. Acompanhando as mudanças do pensamento pedagógico da educação na década de 1950, a Educação Física associou suas práticas a vertente pedagógica escola-novista com técnicas de ensino centradas no trabalho do professor e sua didática. III. No início do século XX ocorreu a importação de modelos de práticas corporais, como os sistemas ginásticos alemão e sueco e o método francês, entre as décadas de 1910 e 1920, e a partir das décadas de 1950 e 1960 o método desportivo generalizado.


Sobre a história da Educação Física no Brasil até meados do século XX, estão corretas as afirmativas:
Conforme Allegretti, devemos seguir algumas recomendações e indicações gerais para a interrupção do teste de esforço físico para adultos aparentemente saudáveis. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:
1. Início de angina ou sintomas anginosos.2. Sinais de boa perfusão.3. Não aumento da frequência cardíaca com o aumento da intensidade de exercício.4. Manifestações físicas ou verbais de fadiga severa.5. Falha no equipamento.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Sobre a relação professor/aluno com deficiência auditiva, segundo Soler, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Acenar para a pessoa surda quando ela não estiver prestando atenção em você. Outra saída é tocar o seu braço. ( ) Quando estiver falando com ela, fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras. ( ) Enquanto estiver conversando, mantenha sempre o contato visual, se você desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: