Filtrar


Questões por página:
A Educação Física hoje concebida como um componente curricular obrigatório da Educação Básica (LDB,9394/96), se institui da responsabilidade de socializar junto aos alunos os elementos da cultura corporal de movimento. Desta forma analise as afirmativas:

I. A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social.
II. As práticas corporais tematizadas nas aulas de Educação Física podem ser entendidas como manifestações da cultura corporal de movimento sendo estas dotadas de possibilidades expressivas aos sujeitos e patrimônio cultural da humanidade.
III. Na concepção da cultura corporal e como produtora de significados, a Educação Física destaca a importância de nos diversos níveis da educação básica proporcionar aos alunos a aquisição do esquema corporal, das coordenações motoras grossa e fina além da lateralidade.

Estão de acordo com a perspectiva de Educação Física associada ao reconhecimento e valorização da cultura corporal, as afirmativas:
A história da Educação Física na primeira metade do século XX mostra que a mesma sofreu ao longo desde período a influência de diferentes correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Sobre este aspecto analise as afirmativas:

I. Até a década de 50, a Educação Física ora sofreu influências provenientes da filosofia positivista, da área médica (por exemplo, o higienismo) de interesses militares (nacionalismo, instrução pré-militar).
II. Em meados do século XX ocorreram mudanças tanto a Educação Física quanto a educação de modo geral influenciada pelo pensamento pedagógico de então, como por exemplo a vertente escola-novista.
III. A partir da segunda metade do século XX ocorreu a importação de modelos e práticas corporais, como os sistemas ginástico alemão e sueco e o método francês.

Estão corretas as afirmativas.

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue o item subsequente.

Em uma perspectiva crítica, a educação física condena a temática das lutas, observando o necessário posicionamento educativo quanto ao combate à violência e à promoção da cultura da paz.

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue o item subsequente.

A cultura corporal configura‐se como temas, particularmente corporais, que se constituem como os conteúdos da educação física e se expressam como uma forma de linguagem.

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue o item subsequente.

Aulas de educação física que tematizem a capoeira devem abordar todo o seu potencial plástico, artístico e técnico, com vistas a estimular o desenvolvimento da modalidade e a contribuir para que ela se torne esporte olímpico.