Filtrar


Questões por página:

A avaliação formativa vem ganhando espaço nas discussões pedagógicas, impulsionada pelo uso da tecnologia no cenário de pandemia, e pela necessidade de contribuir de modo equânime para a aprendizagem de cada aluno. Na avaliação formativa, o professor busca promover momentos de maior proximidade com cada estudante, entendendo suas necessidades específicas, seus avanços e refletindo junto com ele sobre estratégias para seguir se desenvolvendo, de acordo com o desejado. Trata-se de uma modalidade avaliativa para acolher e atender os estudantes que mais precisam, sendo fundamental para combater as desigualdades de aprendizagem que afetam, principalmente, estudantes em situações de maior vulnerabilidade.

Adaptado de https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/


Com base no texto, assinale a afirmativa que identifica corretamente objetivos da avaliação formativa.

A partir da Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e base da educação nacional, ganha espaço nas ações relativas à construção de currículos os desafios postos para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) de cada escola.


Sobre essa elaboração em um contexto de gestão democrática, assinale a afirmativa incorreta.

A afetividade figura em documentos governamentais e na literatura que trata das questões que envolvem a construção de valores éticos e o desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis na relação professor-aluno.

Com relação à dimensão afetiva, assinale a afirmativa improcedente.

A organização curricular da Educação Infantil, na Base Nacional Comum Curricular, está estruturada levando-se em consideração: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.


Aos cinco eixos estruturantes mencionados deu-se o nome de

Vygotsky, um autor que merece destaque pela construção de uma nova compreensão dos processos de aprendizagem, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica.


A ZDP é fundamentalmente descrita como