Questões de Concurso
Filtrar
9.354 Questões de concurso encontradas
Página 1032 de 1.871
Questões por página:
Segundo Dainez, Smolka e Souza (2022, p.2), “Após um longo período de ditadura cívico-militar (1964-1985), na luta por um Estado democrático, destaca-se a efetiva participação do movimento das pessoas com deficiência na elaboração e no lançamento da Constituição Cidadã de 1988 (BRASIL,1988). Na Constituinte, em meio a muitos embates, uma conquista importante foi a mudança do modelo assistencialista para o paradigma dos direitos humanos. Ou seja, de um modelo sedimentado em estratégias caritativas, que objetivavam suprir as necessidades, reiterando a dependência e a tutela, para uma perspectiva de política pública em que as pessoas com deficiência passassem a ser concebidas como sujeitos de direitos”.
(SIEMS-MARCONDES; CAIADO,2013).
As opções apresentam princípios para as políticas e as práticas de educação inclusiva atuais, à exceção de uma. Assinale-a.
A “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC) é um documento norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino de todo o Brasil e o Referencial Curricular Amapaense é o documento elaborado pelo estado que traduz as normas da BNCC para a realidade local. Considerando que as unidades escolares se diferenciam entre si, em necessidades e princípios específicos, e que a região em que cada escola se situa possui peculiaridades que devem ser contempladas em sua proposta, o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve ser um instrumento que reflete a proposta educacional da escola.
Para que isso se concretize, é imprescindível que o PPP seja elaborado
Os estudos de cunho piagetiano apresentam uma perspectiva de trabalho pedagógico muito diferente da tradicional: sai o “instrucionismo” e entram em seu lugar situações educativas que privilegiam desafios cognitivos.
Para exercer uma prática na perspectiva mediadora construtivista, o desafio está em propor atividades
Uma professora de Educação Básica planeja e acompanha sistematicamente o processo evolutivo de seus alunos nas atividades em sala de aula e considera os erros como pontes para novos saberes. Ela realiza observações e propõe exercícios, no sentido de ajudar os estudantes a aperfeiçoarem suas aprendizagens e reverem os seus equívocos.
Essa intervenção é caracterizada como uma avaliação
A avaliação mediadora e formativa tem como um dos princípios básicos a análise do desenvolvimento efetivo do aluno ao longo do processo de sua trajetória escolar, valorizando as possibilidades de avanço em seu processo de aprendizagem.
A opção que se relaciona corretamente à função desse tipo de avaliação é