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Durante o período de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19, ficou evidente o quanto o fortalecimento do contato das famílias com a escola foi um fator determinante para a continuidade do trabalho pedagógico possível em cada realidade.


Para que esse fortalecimento aconteça, o professor deve

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394/96), a educação é dever da família e do Estado e terá como um dos seus princípios a “Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. (LDB, Art.3º, XI).


Considerando o princípio citado, a função social da escola é

Assinale a opção que não está de acordo com os pressupostos constantes da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com as tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar.
As opções a seguir integram a fundamentação pedagógica da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a.

Em 2021, o educador Paulo Freire teve sua obra revisitada em inúmeros eventos, por conta do centenário do seu nascimento. Um dos destaques dessa obra é o conceito de Educação bancária. Nas palavras de Freire (1987, p.38), “Na visão “bancária” da educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Doação que se funda numa das manifestações instrumentais da ideologia da opressão – a absolutização da ignorância, que constitui o que chamamos de alienação da ignorância, segundo a qual esta se encontra sempre no outro”. Ainda segundo o autor, a educação bancária estimula contradições.

As opções a seguir expressam uma contradição apontada por Freire, à exceção de uma. Assinale-a.