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Quando se adota uma visão geral sobre a obra de Anísio Teixeira e sua trajetória profissional, é comum se reconhecer ter ele deixado marcas não apenas como pensador e político da educação, mas também como administrador. Tendo ele vivenciado os múltiplos problemas levantados pela realidade do ensino e da administração pública, além de produzir reflexões, definir posições, propor e construir modelos para a organização do sistema educacional brasileiro dos anos 1920 aos 1960, é relativamente fácil distinguir a permanente atualidade dos grandes temas com os quais Anísio se empenhou. Tais propostas estão presentes no livro “Educação não é privilégio”, defendidas como pressupostos de democracia.
Assinale a afirmativa que resume, de forma mais completa, as principais defesas de Anísio Teixeira.
Leia com atenção o seguinte trecho:
“[...] pedagogias que dialogam com os antecedentes crítico-políticos, ao mesmo tempo em que partem das lutas e práxis [...]. Pedagogias que [...] enfrentam o mito racista que inaugura a modernidade [...] e o monólogo da razão ocidental; pedagogias que se esforcem por transgredir, deslocar e incidir na negação ontológica, epistêmica e cosmogônica-espiritual que foi, e é, estratégia, fim e resultado do poder [...]”
(WALSH,2009, p.27)
Assinale a opção que identifica corretamente a tendência pedagógica abordada pela autora.
Para alguns, a cultura escolar é idêntica à cultura da família, enquanto, para outros, representa uma aculturação. Essa é uma afirmação que encontramos no texto “Os Herdeiros”, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron.
Em relação a essa questão de serem os integrantes da elite social os que herdam as vagas em instituições de ensino mais prestigiadas, mantendo assim a divisão de classes, assinale a afirmativa incorreta.
Emília Ferreiro, baseada na concepção denominada Epistemologia Genética, defendida por Jean Piaget, apresentou várias constatações do ponto de vista construtivista sobre a escrita infantil.
Ponderando sobre suas pesquisas, não é correto afirmar que