Questões de Concurso
Filtrar
14.833 Questões de concurso encontradas
Página 1095 de 2.967
Questões por página:
Questões por página:
“A produção de textos nas aulas de matemática cumpre um papel importante para a aprendizagem do aluno e favorece a avaliação dessa aprendizagem em processo”.
SMOLE, K.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed,2001. p.89.
De acordo com Smole e Diniz (2004), pode-se afirmar que
SMOLE, K.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed,2001. p.89.
De acordo com Smole e Diniz (2004), pode-se afirmar que
“Ler o mundo, ou as representações dele, requer um exercício constante no estabelecimento de relações para que ocorram as (re)significações. A este exercício chamamos de alfabetização. Quando pensamos que a criança, no início de sua vida estudantil, substitui um conjunto de letras por um significado real, e, consequentemente num processo contínuo de descobertas aprender a dar significados aos símbolos de um mapa, por exemplo, estará desenvolvendo uma linguagem própria, com isto, demonstra estar no processo contínuo de alfabetização”.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.2. ed. Porto Alegre, ediPUCRS,2016. p.12.
Considerando a perspectiva do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, o professor, no âmbito do componente curricular de Geografia, deve preconizar nos anos iniciais do Ensino Fundamental
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.2. ed. Porto Alegre, ediPUCRS,2016. p.12.
Considerando a perspectiva do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, o professor, no âmbito do componente curricular de Geografia, deve preconizar nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Observe abaixo a habilidade de Matemática do 5º Ano presente no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba:
(EF05MA02X) Ler, escrever, comparar e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
UBERABA/MG. Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. Disponível em: https://sites.google.com/edu.uberabadigital.com.br/semed-online/currículo-da-rede-municipal-de-ensino-de-uberaba?authuser=0>. Acesso em: 17 de outubro de 2023.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma sugestão de proposta didática que atenda ao exigido pela habilidade acima:
(EF05MA02X) Ler, escrever, comparar e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
UBERABA/MG. Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. Disponível em: https://sites.google.com/edu.uberabadigital.com.br/semed-online/currículo-da-rede-municipal-de-ensino-de-uberaba?authuser=0>. Acesso em: 17 de outubro de 2023.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma sugestão de proposta didática que atenda ao exigido pela habilidade acima:
[...] em nossa concepção, a Resolução de Problemas corresponde a um modo de organizar o ensino o qual envolve mais que aspectos puramente metodológicos, incluindo uma postura frente ao que é ensinar e, consequentemente, do que significa aprender. [...]
SMOLE, K.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed,2001. p.89.
Segundo Smole e Diniz (2001), a Resolução de Problemas:
I- Refere-se a situações que não têm soluções óbvias, demandando que o sujeito combine seus conhecimentos e determine como aplicá-los para alcançar a solução. II- Nos anos 70, apresentava uma concepção que se centrava apenas nas respostas apresentadas pelos resolvedores, desconsiderando os processos ou procedimentos utilizados por eles. III- Nos anos 90 ganha uma nova dimensão, sendo reconhecida como uma abordagem metodológica para o ensino de matemática e, como tal, se apresentou como um conjunto de estratégias para promover o ensino e a aprendizagem da matemática. IV- Rompe com a visão limitada dos problemas chamados convencionais e propõe que o resolvedor integre seus conhecimentos para buscar pela solução.
Está CORRETO o que se afirma em:
SMOLE, K.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed,2001. p.89.
Segundo Smole e Diniz (2001), a Resolução de Problemas:
I- Refere-se a situações que não têm soluções óbvias, demandando que o sujeito combine seus conhecimentos e determine como aplicá-los para alcançar a solução. II- Nos anos 70, apresentava uma concepção que se centrava apenas nas respostas apresentadas pelos resolvedores, desconsiderando os processos ou procedimentos utilizados por eles. III- Nos anos 90 ganha uma nova dimensão, sendo reconhecida como uma abordagem metodológica para o ensino de matemática e, como tal, se apresentou como um conjunto de estratégias para promover o ensino e a aprendizagem da matemática. IV- Rompe com a visão limitada dos problemas chamados convencionais e propõe que o resolvedor integre seus conhecimentos para buscar pela solução.
Está CORRETO o que se afirma em:
O texto introdutório do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba afirma que este documento apresenta “atividades essenciais que a escola não pode deixar de desenvolver, sob a pena de perder a sua especificidade. O processo de ‘seleção do conhecimento’ a ser incorporado ao currículo não deve se dar de maneira aleatória, mas com base no que é necessário ao ser humano conhecer para enfrentar os problemas apresentados pela realidade”.
UBERABA/MG. Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. Disponível em: https://sites.google.com/edu.uberabadigital.com.br/semed-online/currículo-da-rede-municipal-de-ensino-de-uberaba?authuser=0>. Acesso em: 17 de outubro de 2023.
Com base no texto introdutório do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, assinale a opção CORRETA:
UBERABA/MG. Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. Disponível em: https://sites.google.com/edu.uberabadigital.com.br/semed-online/currículo-da-rede-municipal-de-ensino-de-uberaba?authuser=0>. Acesso em: 17 de outubro de 2023.
Com base no texto introdutório do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, assinale a opção CORRETA: