Filtrar


Questões por página:
Para Perrenoud (1998), considera-se como formativa toda prática de avaliação contínua que pretenda contribuir para melhorar as aprendizagens. Nesses termos, na concepção do autor, o conceito de avaliação formativa implica, para o professor, na ampliação do sentido de certas práticas. Quais são elas?
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, são objetos de conhecimento da área de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, EXCETO:
Para Vasconcellos (2010), o marco referencial como dimensão fundamental na construção do projeto político-pedagógico é composto de três partes. Quais são elas?
Em relação às teorias relativas da aprendizagem, considere as características abaixo de acordo com Corsino (2003):

Rompe com a ideia de desenvolvimento como processo linear e sequencial.
Caracteriza-se pela distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial.
Não é apenas um conceito cognitivo, mas indica a potencialidade do homem na história.
Mostra que, no momento presente do desenvolvimento, coexistem o passado e o devir do futuro, rompendo com a ideia de desenvolvimento linear.

Em seu conjunto, essas características correspondem a qual conceito?
Sobre a competência geral “Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão”, analise as afirmações abaixo, em relação às suas competências específicas, segundo Perrenoud (2000):

1. Prevenir a violência na escola e fora dela.
2. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
3. Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
4. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: