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De acordo com Rios (2001), o professor tem necessidade de uma formação continuada que
Algumas das reflexões propostas pelos historiadores podem auxiliar na criação de situações de ensino-aprendizagem na sala de aula. Todavia, é importante repetir que esse trabalho não tem a intenção de fazer do aluno um pequeno historiador, mas de propiciar reflexões sobre a relação presente-passado [...]. É preciso escolher o momento adequado para trabalhar com os documentos, definir claramente as intenções didáticas a serem atingidas e considerar a especificidade da temática histórica estudada. De modo amplo, os historiadores propõem algumas questões que podem orientar atividades com documentos na sala de aula. (Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História)
Uma questão orientadora é aquela em que
No caso de trabalho didático com filmes que abordam temas históricos, é comum a preocupação do professor em verificar se a reconstituição das vestimentas é ou não precisa, se os cenários são ou não fiéis, se os diálogos são ou não autênticos. Um filme abordando temas históricos ou de ficção pode ser trabalhado como documento. (Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História. Adaptado)
Tratar um filme como documento significa que
Os livros, os manuais e as apostilas são bem aceitos no sistema educacional brasileiro. Atendem a expectativas e concretizam modelos, concordâncias e aceitações por parte de um grande número de agentes sociais e institucionais. Para o Estado e algumas escolas particulares, representam um instrumento de controle do sistema escolar, a garantia de uma certa qualidade de ensino e a difusão de valores. Para o professor, asseguram um modelo de prática, segurança no processo de desenvolvimento do trabalho e eficiência na transmissão de conteúdos exigidos por programas ou currículos. Para as famílias, expressam um sinal de qualidade da educação. E para a indústria editorial garantem mercado certo e seguro. (Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História)
Entre outros cuidados, segundo os PCN-História, na escolha de um livro didático é preciso avaliar

A partir da nossa experiência como educadores de museu, gostaríamos de apresentar alguns pontos fundamentais que devem ser levados em conta no planejamento de uma visita.

(Adriana M. Almeida e Camilo de M. Vasconcellos. Por que visitar museus. Em: Circe Bittencourt (org.). O saber histórico na sala de aula)

Entre esses pontos, é correto assinalar para