Questões de Concurso
Filtrar
9.165 Questões de concurso encontradas
Página 1215 de 1.833
Questões por página:
Sobre o Ensino Médio e suas especificidades, analise as afirmativas a seguir:
I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais definirão direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação.
II. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino.
III. Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e formativa serão organizados nas redes de ensino por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas, seminários, projetos e atividades on-line.
Está correto o que se afirma em
No processo de ensino e aprendizagem o erro possui um papel fundamental, visto que pode ser encarado como uma ferramenta de aprendizado para o aluno, que identifica onde e porque errou, e para o professor, que pode identificar eventuais lacunas e oferecer ao aluno instrumentos para superá-las.
Relacione os tipos de erro listados a seguir aos seus respectivos conceitos.
1. Erro conceitual
2. Erro construtivo
3. Erro de Distração
( ) demonstra as hipóteses do aluno acerca de qualquer conhecimento, naquele momento.
( ) reflete a não compreensão de determinado conceito ensinado.
( ) ocorre quando o aluno possui a estrutura cognitiva necessária mas deixa de dar a resposta correta.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Leia o fragmento a seguir.
“Trabalhar com competências é também abordá-la em suas múltiplas dimensões. Assim, a dimensão _______________ refere-se à relação que o indivíduo mantém com as pessoas que o cercam, à forma de se comunicar com elas, de considera-las, etc. Já a dimensão ______________ refere-se à relação que a pessoa mantém com ela mesma: seu autoconhecimento, sua autoestima, eu autocontrole, etc. Já a dimensão profissional está relacionada ao âmbito do trabalho no qual a pessoa trabalha e se desenvolve. E a dimensão ________________ refere-se à relação da pessoa com a sociedade em que vive.”
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
A construção de competências no âmbito da educação escolar está relacionada com o saber-fazer, de maneira que o indivíduo seja capaz de agir de forma determinada e eficiente diante das circunstâncias às quais é exposto. Relacione os conteúdos responsáveis pela construção das competências, listados a seguir, às suas respectivas definições.
1. Atitudinais
2. Procedimentais
3. Conceituais
( ) Estão relacionados com a formação de valores a partir da informação recebida, a fim de que possa intervir na realidade a qual pertence. Aprender a viver juntos aprendendo a ser.
( ) Associam-se à construção de capacidades intelectuais relacionadas à operação de símbolos, imagens, ideias e representações. Aprender a conhecer.
( ) Referem-se à construção de instrumentos para analisar os resultados obtidos e os mecanismos que são colocados em ação para alcançar as metas propostas. Aprender a fazer.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Cada uma das etapas e modalidades que compõem o sistema educacional brasileiro possui suas especificidades, objetivos e finalidades. Com relação às finalidades do Ensino Médio, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O EM deve fornecer condições para a continuidade dos estudos.
( ) O EM visa o desenvolvimento integral, complementando a ação da família e da comunidade.
( ) O EM deve ser estruturado para gerar as condições básicas para o exercício de uma atividade produtiva.
As afirmativas são, respectivamente,