Filtrar


Questões por página:

Leia o fragmento a seguir.

Patrícia, professora do 1º ano do Ensino Fundamental, observava a escrita de seu aluno para as palavras: ESTOJO - CADERNO - LÁPIS:

Imagem associada para resolução da questão


A professora comenta com sua coordenadora que seu aluno apresenta uma escrita silábica, uma das etapas do processo de letramento.


As opções a seguir apresentam características da concepção piagetiana sobre o erro no processo de aprendizagem, à exceção de uma. Assinale-a.

No que se refere à organização do Ensino Fundamental, estabelecida pela LDBEN, analise as afirmativas a seguir.


I. É proibido aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.

II. O ensino fundamental será presencial.

III. É possível a adoção do regime de progressão continuada.


Está correto o que se afirma em

Laia o fragmento a seguir.


Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”


Para a organização do currículo por competências é necessário

Leia o fragmento a seguir.


Laura é professora do 6º ano do Ensino Fundamental e comentou com uma colega que estava desenvolvendo com seus alunos um projeto de trabalho sobre o Egito Antigo. A colega de Laura lhe perguntou quais seriam as vantagens desta opção metodológica em relação à metodologia tradicional de ensino.


As opções a seguir apresentam vantagens da prática pedagógica do trabalho com projetos, à exceção de uma. Assinale-a.

Vygotsky considera a relação entre aprendizagem e desenvolvimento como