Filtrar


Questões por página:

Um espaço de ensino-aprendizagem será então um centro de debates de ideias, soluções, reflexões, onde a organização popular vai sistematizando sua própria experiência.


FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991, p.16.


Na pedagogia libertadora de Paulo Freire, a concepção de Avaliação é refletida para

Em didática, aprendem-se diversos tipos de planejamento. Para Gil (2011), é necessário caracterizar os níveis de planejamento em quatro tipos. São eles:
A Escola foi colocada, nas formações capitalistas, em uma posição de dominância, constituindo, assim, um instrumento mais completo de reprodução das relações capitalistas. Dessa forma, a escola, ao reproduzir os saberes envolvidos na ideologia dominante, influencia uma grande parte das crianças de todas as classes sociais a cumprir a escolaridade básica e logo ingressar no processo produtivo, reproduzindo, assim, as relações de exploração capitalista.
Disponível em:
<https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/2480/1/TCC_DidaticaPraticaEscolar.pdf Acesso em: 06 mar.2023 (Adaptado)
Essa concepção descrita no texto-base se ampara em que teoria?
O valor máximo de complementação ao Fundeb que a União poderá utilizar para cumprimento da aplicação mínima na manutenção e no desenvolvimento do ensino estabelecida no art.212 da Constituição Federal do Brasil de 1988 é de
Dadas as afirmativas sobre a Meta 18 do Plano Nacional de Educação (PNE),
I. A meta prevê que o principal critério para a progressão dos professores é a qualidade do desempenho dos alunos em avaliação externa. II. A Lei do Plano de Carreira prevê o limite de 2/3 da carga horária para atividades em sala. III. Estruturar as redes públicas de educação básica de modo que, pelo menos,50% dos profissionais do magistério e 90% dos profissionais da educação não docentes sejam ocupantes de cargos de provimento efetivo e estejam em exercício nas redes escolares a que se encontram vinculados.
verifica-se que está/ão correta/s