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“Os estudos sobre a aprendizagem não apresentam conceituações simples e unânimes. Há diferentes concepções de conhecimento que têm abordado a aprendizagem de forma variada, centrando no aspecto externo, no aspecto interno, ou na interação ‘sujeito e meio’. Elegemos quatro delas, amplamente discutidas no cenário da Psicologia da Educação. São elas: empirista; inatista; construtivista; e, histórico-cultural.”


“Na concepção de conhecimento com base na psicologia histórico-cultural, dentro da perspectiva teórica de _____________, considera-se que é um sistema de relação entre os sujeitos, e deles com o meio cultural.” Assinale o teórico que completa corretamente a afirmativa anterior.

“Os estudos sobre a aprendizagem não apresentam conceituações simples e unânimes. Há diferentes concepções de conhecimento que têm abordado a aprendizagem de forma variada, centrando no aspecto externo, no aspecto interno, ou na interação ‘sujeito e meio’. Elegemos quatro delas, amplamente discutidas no cenário da Psicologia da Educação. São elas: empirista; inatista; construtivista; e, histórico-cultural.”


Considerando as informações anteriores, relacione adequadamente as concepções do conhecimento indicadas com suas respectivas características.


1. Empirista.

2. Inatista.

3. Construtivista.

4. Histórico-cultural.


( ) Defendia a tese de que o conhecimento humano tem origem a partir da experiência; transpondo esta concepção para o cenário da escola, tem-se a estruturação do ambiente escolar, os recursos metodológicos e a figura do professor como promotores centrais da aprendizagem.


( ) Considera o conhecimento humano construído graças à interação sujeito e meio externo. O desenvolvimento intelectual-afetivo passa por etapas de organização. O aluno é ativo em seu processo de construção de conhecimento, devendo ser respeitado em seu desenvolvimento “espontâneo”.


( ) Considera que as condições do indivíduo para aprender são predeterminadas. Do ponto de vista pedagógico significa dizer que o aluno já traz uma espécie de herança geneticamente determinada que o predispõe a aprender. As intervenções externas são consideradas; porém, possuem caráter secundário na aquisição do conhecimento.


( ) Acredita-se que a criança, em seu percurso de desenvolvimento, domina gradativamente os conteúdos de sua experiência cultural, os hábitos, os signos linguísticos e também as formas de raciocínio utilizadas nas variadas situações. Este processo de apropriação de conhecimento é construído socialmente, ou seja, depende das oportunidades que lhe são dadas em um dado contexto cultural e da atividade intencional do aprendiz.


A sequência correta está em

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/ 1996, estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, os níveis e as modalidades de ensino, dentre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. Considerando o exposto, os municípios incumbir-se-ão de:

Segundo Veiga (2002), o currículo, um importante elemento constitutivo da organização escolar, implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente. É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que tal construção se efetive. Na organização curricular, é preciso considerar alguns pontos básicos sobre o currículo; analise-os.


I. É considerado um instrumento neutro.


II. É inerente ao contexto social.


III. Necessita de uma organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.


IV. Deve considerar o controle social comprometido com fins de liberdade que deem ao estudante uma voz ativa e crítica.


Está correto o que se afirma apenas em

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