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A avaliação institucional está inserida nas políticas públicas educacionais como instrumento para o monitoramento da qualidade da educação. No âmbito da escola, cabe à supervisão pedagógica promover uma leitura crítica desses processos, articulando-os ao Projeto Político-Pedagógico (PPP). Considerando esse contexto, analise as ações abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Utilizar os resultados das avaliações externas (como SAEB e IDEB) para classificar o desempenho dos docentes é uma prática pedagógica que fortalece a cultura avaliativa da escola.
( ) Validar e aplicar instrumentos de avaliação padronizados, independentemente do contexto local, assegura a objetividade necessária para análises pedagógicas.
( ) Mediar processos coletivos de análise dos resultados das avaliações, articulando-os à autoavaliação institucional e ao PPP, contribui para integrar avaliação e gestão democrática.
( ) Produzir relatórios técnicos com base nos dados do IDEB, sem mediação com os professores, é suficiente para orientar decisões pedagógicas com autonomia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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Durante o processo de reorganização do tempo pedagógico em uma escola municipal, a equipe diretiva propõe transformar as reuniões de planejamento em espaços de formação técnica voltados à aplicação de metodologias padronizadas. Parte dos professores apoia a proposta, argumentando que trará maior segurança didática. Outros docentes, no entanto, expressam receio de que essa uniformização reduza a potência criativa da prática docente. O Supervisor Pedagógico é convocado a mediar a elaboração de uma proposta de reestruturação dos encontros pedagógicos.
Considerando uma concepção crítica e emancipadora da supervisão, analise as assertivas a seguir:

I. O revezamento entre equipe gestora e professores na condução das reuniões assegura, por si só, a transformação desses encontros em espaços de formação crítica e emancipadora.
II. A utilização de roteiros operacionais e padronizados pode favorecer a gestão do tempo, mas tende a esvaziar o sentido formativo dos encontros e a autonomia pedagógica dos docentes.
III. A construção coletiva de novos formatos de planejamento, com foco na escuta e na problematização da prática, está alinhada à perspectiva da supervisão crítica.
IV. Oficinas conduzidas por especialistas externos podem contribuir com a atualização metodológica, mas, se desarticuladas do contexto escolar, correm o risco de promover a reprodução de modelos pouco significativos para os docentes.

Assinale a alternativa correta:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, e em 2018 para o Ensino Médio, passou a orientar oficialmente os currículos escolares brasileiros. Nesse contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados entre 1997 e 2000, passaram a ter qual papel no planejamento pedagógico das escolas?
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Um dos alunos da classe do professor Carlos, possui um transtorno de aprendizagem que afeta as habilidades de leitura, ortografia e escrita. Este transtorno torna difícil para ele reconhecer as letras, as palavras, compreender a fonética, e decodificar texto do mesmo nível que seus colegas de turma. Deste modo, é CORRETO dizer que este tipo de dificuldade específica é caracterizado como:
Está preconizado no art. 32 da Lei 9.394/96, que ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
Assinale a alternativa INCORRETA: