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Esta Avaliação na/da Educação Infantil surge como uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC-CE, implementando avaliações diagnósticas e indicadores alinhados aos Parâmetros para a Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense. Subsidia os municípios com informações e referências, indicando para onde avançar nas políticas para a Educação Infantil, e permite qualificar o progresso dos municípios. Esta Avaliação é o:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996) enfatiza, em seu Art.29, que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus diferentes aspectos, complementando a ação da família e da comunidade. Na redação da LDB, estão citados os aspectos:
A fim de auxiliar os professores da Educação Infantil na organização de situações que permitam às crianças o desenvolvimento do senso matemático, Lorenzato (2011) apresenta os sete processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática na Educação Infantil. São eles:
Na atualidade, muitas são as discussões sobre o brincar heurístico e, segundo Paulo Fochi, a partir das pesquisas no OBECI, o Brincar Heurístico na creche é estruturado a partir do(a):
A Resolução nº 1, de 28 de maio de 2021, institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à: