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Concurso:
Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Pedagogia
Baseada na temática sobre Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania. Julgue os itens corretos que se seguem:
I. Uma concepção atual dos direitos humanos incorpora os conceitos de cidadania democrática, cidadania ativa e cidadania planetária, que foram inspiradas em valores humanistas e embasadas nos princípios da liberdade, da igualdade, da equidade e da diversidade, dessa forma, afirmando sua universalidade, indivisibilidade e interdependência. II. A construção de uma concepção da cidadania planetária e do exercício da cidadania ativa requer, a formação de cidadãos(ãs) conscientes de seus direitos e deveres, reconhecendo o princípio normativo da dignidade humana, englobando a solidariedade internacional e o compromisso com outros povos e nações. III. A democracia é um regime alicerçado na soberania popular, na justiça social e no respeito integral aos direitos humanos. No entanto, nem sempre ela é fundamental para a ampliação e a concretização dos direitos. Dessa forma, para o exercício da cidadania democrática, a educação, como direito de todos e dever do Estado e da família não está vinculada à formação do cidadão.
I. Uma concepção atual dos direitos humanos incorpora os conceitos de cidadania democrática, cidadania ativa e cidadania planetária, que foram inspiradas em valores humanistas e embasadas nos princípios da liberdade, da igualdade, da equidade e da diversidade, dessa forma, afirmando sua universalidade, indivisibilidade e interdependência. II. A construção de uma concepção da cidadania planetária e do exercício da cidadania ativa requer, a formação de cidadãos(ãs) conscientes de seus direitos e deveres, reconhecendo o princípio normativo da dignidade humana, englobando a solidariedade internacional e o compromisso com outros povos e nações. III. A democracia é um regime alicerçado na soberania popular, na justiça social e no respeito integral aos direitos humanos. No entanto, nem sempre ela é fundamental para a ampliação e a concretização dos direitos. Dessa forma, para o exercício da cidadania democrática, a educação, como direito de todos e dever do Estado e da família não está vinculada à formação do cidadão.
Concurso:
Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com o entendimento dos fundamentos da educação, marque verdadeiro (V) ou falso (F) em relação ao saber popular e o saber erudito:
( ) As camadas populares produzem um saber, que se conceitua como conhecimento comum e que apresenta uma sistematização muito semelhante aos adotados nos conhecimentos científico e filosófico. ( ) Segundo Lefebvre, antes de elevar-se ao nível teórico, todo conhecimento começa pela experiência e prática. Portanto, os homens como seres sociais dinâmicos e contraditórios, vivem experiências que precisam ser explicadas. Essas explicações, muitas vezes, apresentam uma lógica distinta do saber erudito, ou seja, existe um modo diferente de entender, ver e valorar o mundo. ( ) Em geral, um dos problemas que surge no encontro desses saberes é que frequentemente a academia e a escola não costumam reconhecer como válido e consistente o conhecimento que surge a partir da experiência cotidiana. ( ) A produção dos saberes popular e erudito é bastante distinta. O saber popular surge da experiência e da reflexão das experiências cotidianas acumuladas, enquanto que o saber erudito nasce nas academias por meio da educação formal.
( ) As camadas populares produzem um saber, que se conceitua como conhecimento comum e que apresenta uma sistematização muito semelhante aos adotados nos conhecimentos científico e filosófico. ( ) Segundo Lefebvre, antes de elevar-se ao nível teórico, todo conhecimento começa pela experiência e prática. Portanto, os homens como seres sociais dinâmicos e contraditórios, vivem experiências que precisam ser explicadas. Essas explicações, muitas vezes, apresentam uma lógica distinta do saber erudito, ou seja, existe um modo diferente de entender, ver e valorar o mundo. ( ) Em geral, um dos problemas que surge no encontro desses saberes é que frequentemente a academia e a escola não costumam reconhecer como válido e consistente o conhecimento que surge a partir da experiência cotidiana. ( ) A produção dos saberes popular e erudito é bastante distinta. O saber popular surge da experiência e da reflexão das experiências cotidianas acumuladas, enquanto que o saber erudito nasce nas academias por meio da educação formal.
Concurso:
Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Pedagogia
A pedagogia contemporânea defende uma concepção de avaliação escolar como instrumento de emancipação, no entanto, no cotidiano escolar ainda prevalece nas práticas avaliativas, uma ênfase nas notas obtidas pelos alunos e não na sua aprendizagem. O uso dos resultados das avaliações encerra-se na obtenção e registro do valor mensurável da aprendizagem do aluno atribuído pelo professor. Portanto, encerrando-se o ato de avaliar que, após o valor ser registrado, definitivamente, o aluno permanecerá nesta situação de determinantemente classificado. Contudo, o momento de avaliar a aprendizagem do aluno não deve ser o ponto de chegada, mas uma oportunidade de parar e observar se a caminhada está ocorrendo com a qualidade previamente estabelecida para esse processo de ensino e aprendizagem para retomar a prática pedagógica.
De acordo com o texto acima, marque a alternativa que NÃO condiz com o que o mesmo descreve:
De acordo com o texto acima, marque a alternativa que NÃO condiz com o que o mesmo descreve:
Concurso:
Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Pedagogia
_________________conta com uns objetivos para a organização do trabalho no ambiente escolar. Seguem alguns desses objetivos: resgatar a intencionalidade da ação educativa, superar o caráter fragmentado das práticas educativas, racionalização dos espaços e recursos para atingir os fins do processo educativo e superar as imposições ou disputas de vontades individuais, construindo a participação de todos na gestão democrática.
Concurso:
Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Pedagogia
Segundo a Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Marque a alternativa INCORRETA, de acordo com a garantia de prioridade.
Marque a alternativa INCORRETA, de acordo com a garantia de prioridade.