Filtrar


Questões por página:
Como a proposta pedagógica no ensino fundamental deve ser estruturada para promover uma educação integral e significativa, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental?
Relacione as abordagens de avaliação no ensino fundamental com suas características específicas conforme descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em práticas pedagógicas contemporâneas:

Coluna A - Abordagens de Avaliação:
1 - Avaliação Formativa. 2 - Avaliação Somativa. 3 - Avaliação Diagnóstica. 4 - Autoavaliação.

Coluna B - Características Específicas:
( ) Tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos antes de iniciar um novo conteúdo ou unidade didática. ( ) Envolve os alunos no processo avaliativo, promovendo a reflexão sobre seu próprio aprendizado e identificando áreas de melhoria. ( ) Foca na coleta de dados ao longo do processo de ensino-aprendizagem para ajustar práticas pedagógicas e melhorar o desempenho dos alunos. ( ) É realizada ao final de um período de instrução para determinar o nível de competência adquirido e geralmente resulta em uma nota ou conceito final.

A sequência correta de cima para baixo é:
Como a indissociabilidade entre cuidar e educar é contemplada nas práticas pedagógicas e nas políticas educacionais brasileiras, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil?
Como o desenvolvimento do pensamento algébrico pode contribuir para a resolução de problemas complexos em diferentes áreas do conhecimento, considerando a abordagem proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação matemática?
Considerando os princípios das Ciências da Natureza, como a abordagem interdisciplinar pode contribuir para a resolução de problemas socioambientais complexos no contexto da educação básica?