Filtrar


Questões por página:
Crianças com paralisia cerebral frequentemente têm atrasos de desenvolvimento em mais de uma área e podem necessitar de terapia, ou instrução, especial, fornecida por diversos profissionais. Tanto no programa de intervenção precoce quanto no programa de educação pré-escolar, os profissionais especializados em diferentes áreas trabalham, geralmente, juntos, como uma equipe
Segundo Amaral (1998, p.16-17), “a generalização indevida refere-se à transformação da totalidade da pessoa com deficiência na própria condição de deficiência, na ineficiência global. O indivíduo não é alguém com uma dada condição, é aquela condição específica e nada mais do que ela: é a encarnação da ineficiência total.”

Assinale a opção que exemplifica o excerto acima.

Leia o fragmento a seguir:
“E as barreiras atitudinais? [...] sendo ‘barreiras’, nada mais são do que anteparos interpostos nas relações entre duas pessoas, onde uma tem uma predisposição desfavorável em relação à outra, por ser esta significativamente diferente, em especial quanto às condições preconizadas como ideais.”

(AMARAL, 1998, p.17)

A respeito das possíveis barreiras atitudinais a pessoas com deficiência, assinale a afirmativa incorreta.

A respeito do papel da família da criança deficiente, analise as afirmativas a seguir.

I. As expectativas positivas dos familiares e dos professores não interferem na aprendizagem dos alunos.
II. As expectativas dos familiares e dos professores não se manifestam nas diversas situações de interações sociofamiliares e escolares.
III. Embora possam existir diferenças no desenvolvimento das crianças, é importante ter consciência de que elas podem se beneficiar de diferentes experiências no contexto familiar e escolar.

Assinale:
A respeito da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
( ) A educação especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades desses alunos no processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas colaborativas.
( ) A atuação pedagógica deve ser direcionada a manter a situação de exclusão, reforçando a importância dos ambientes homogêneos para a promoção da aprendizagem de todos os alunos.

As afirmativas são, respectivamente,