Filtrar


Questões por página:
Considerando a avaliação de aprendizagem aplicada ao conhecimento químico e o processo de ensino e aprendizagem de química, julgue o item.
O professor tem papel fundamental no processo avaliativo e, por isso, necessita estimular e incentivar o estudante, com estratégias diferenciadas, possibilitando o acolhimento, a integração e a inclusão dos sujeitos do conhecimento. O professor deve oferecer oportunidade para que os educandos participem dos trabalhos em grupo e(ou) individuais, troquem ideias e se expressem.
Acerca do ensino de química e dos recursos didáticos no ensino de química, julgue o item.
Diferentes estratégias de ensino podem oferecer melhores condições para a aprendizagem do conhecimento científico. As atividades experimentais podem ser trabalhadas com esse objetivo, pois consistem em uma alternativa eficiente para a resolução de problemas práticos, sendo uma abordagem coerente e eficaz para o ensino de química no Ensino Médio.
Acerca do ensino de química e dos recursos didáticos no ensino de química, julgue o item.
Ao organizar o laboratório de química na escola, o professor deve observar alguns cuidados para favorecer o bom desenvolvimento das atividades experimentais. Esses cuidados incluem, entre outros: ter um armário para guardar reagentes que provocam risco à saúde; deixar os reagentes organizados em grupos com etiquetas; evitar que as substâncias sejam armazenadas sem considerar a compatibilidade; evitar que as substâncias fiquem expostas ao calor; e verificar a ventilação do ambiente.

Acerca do ensino de química e dos recursos didáticos no ensino de química, julgue o item.
A instrumentação para o ensino de química é um estudo de caráter teórico, que tem como objetivo subsidiar a construção de modelos abstratos para o ensino. Pela ausência de atividades experimentais, essa metodologia não compreende, no seu planejamento, a organização e a utilização do espaço físico para o seu desenvolvimento.
Acerca do ensino de química e dos recursos didáticos no ensino de química, julgue o item.
Verifica-se, na literatura, a atribuição de diversos entendimentos ou dimensões para a contextualização no ensino de química. O professor, muitas vezes, frente ao paradigma do ensino socialmente contextualizado, precisa mudar sua visão de ensino para considerar níveis de contextualização mais elaborados, que requerem uma nova prática para lecionar.