Filtrar


Questões por página:
De acordo com o documento “Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”, a respeito da formação do professor para atuar na Educação Especial, assinale a afirmativa correta.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares, sobre o processo avaliativo do aluno em face de suas necessidades especiais, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve focalizar os aspectos do desenvolvimento (biológico, intelectual, motor, emocional, social, comunicacional e de linguagem).
II. Deve focalizar o nível de competência curricular (capacidades do aluno em relação aos conteúdos curriculares anteriores e a serem desenvolvidos).
III. Deve focalizar o estilo de aprendizagem (motivação, capacidade de atenção, interesses acadêmicos, estratégias próprias de aprendizagem, tipos preferenciais de agrupamentos que facilitam a aprendizagem e condições físico-ambientais mais favoráveis para aprender).

Assinale:
Leia o fragmento a seguir:

“A ideia de considerar _____ como um ‘contínuo’, mais do que como uma categoria que defina um modo de ‘ser’, ajuda-nos a compreender que, apesar das importantes diferenças que existem entre diferentes pessoas, todas elas apresentam alterações, em maior ou menor grau.” (RIVIÈRE, 2004)

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
Com relação à intervenção do professor em relação ao aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assinale a afirmativa correta.
Leia o fragmento a seguir:

“O sucesso das propostas de _____ decorre da adequação do processo escolar à _____ dos alunos, e quando a _____ assume que as dificuldades experimentadas por alguns alunos são resultantes, entre outros, do modo como o ensino é ministrado, a aprendizagem é concebida e avaliada.” (MANTOAN, 2007)

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima: