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Uma aprendizagem que aproxima o sujeito do objeto a conhecer a partir de experiências, interesses e conhecimentos prévios, denomina-se uma aprendizagem

    Era uma vez...
    Uma rainha que vivia em um grande castelo.
    Ela tinha uma varinha mágica que fazia as pessoas bonitas ou feias, alegres ou tristes, vitoriosas ou fracassadas. Como todas as rainhas, ela também tinha um espelho mágico. Um dia, querendo avaliar sua beleza, também ela perguntou ao espelho:
    – Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?
    O espelho olhou bem para ela e respondeu:
    – Minha rainha, os tempos estão mudados. Esta não é uma resposta assim tão simples. Hoje em dia, para responder a sua pergunta eu preciso de alguns elementos mais claros.
    Atônita, a rainha não sabia o que dizer. Só lhe ocorreu perguntar:
    – Como assim?
    – Veja bem, respondeu o espelho. – Em primeiro lugar, preciso saber por que Vossa Majestade fez essa pergunta, ou seja, o que pretende fazer com minha resposta. Pretende apenas levantar dados sobre o seu ibope no castelo? Pretende examinar seu nível de beleza, comparando-o com o de outras pessoas, ou sua avaliação visa ao desenvolvimento de sua própria beleza, sem nenhum critério externo? É uma avaliação considerando a norma ou critérios prédeterminados? De toda forma, é preciso, ainda, que Vossa Majestade me diga se pretende fazer uma classificação dos resultados.
    E continuou o espelho:
    – Além disso, eu preciso que Vossa Majestade me defina com que bases devo fazer essa avaliação. Devo considerar o peso, a altura, a cor dos olhos, o conjunto? Quem devo consultar para fazer essa análise? Por exemplo: se consultar somente os moradores do castelo, vou ter uma resposta; por outro lado, se utilizar parâmetros nacionais, poderei ter outra resposta. Entre a turma da copa ou mesmo entre os anões, a Branca de Neve ganha estourado. Mas, se perguntar aos seus conselheiros, acho que minha rainha terá o primeiro lugar. Depois, ainda tem o seguinte – continuou o espelho: – Como vou fazer essa avaliação? Devo utilizar análises continuadas? Posso utilizar alguma prova para verificar o grau dessa beleza? Utilizo a observação?
    Finalmente, concluiu o espelho: – Será que estou sendo justo? Tantos são os pontos a considerar.

(Adaptado de Utilization-Focused Evaluation. Londres, Sage Pub, de
Michael Quinn Patton)

A argumentação do espelho mágico demonstra que a avaliação se constitui em

O início do ano é a época de revisão e reelaboração do Projeto Político Pedagógico. Partindo-se do pressuposto que o projeto deve expressar tanto a cultura da organização, e também ser uma oportunidade para a sua recriação e desenvolvimento, expressando os valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboram/concebem, tal revisão deve considerar os seguintes princípios:

I. Discussão dos problemas organizacionais, determinação de metas e formas de controle que orientem o trabalho educacional.

II. Reflexão sobre um conjunto de princípios e práticas que podem recriar a cultura da organização, visando a intervenção e transformação da realidade.

III. Estabelecimento de políticas e diretrizes educacionais que orientem a definição de objetivos, estratégias, atividades e a avaliação.

IV. A determinação de objetivos, atividades, estratégias e formas de avaliação que fixam a programação dos conteúdos.

Assinale
O planejamento educacional se organiza em três planos:

I. marco referencial;

II. diagnóstico;

III. programação.

Cada plano se desdobra em dimensões. Considerando o marco referencial como o nível macro do planejamento, afirma-se que ele se subdivide em três dimensões.

Assinale-as.
Os sistemas de ensino definem as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica em conformidade com