Questões de Concurso
Filtrar
12.739 Questões de concurso encontradas
Página 2102 de 2.548
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
Um professor de matemática vem acompanhando uma turma de alunos de 11 e 12 anos em relação à construção de conceitos fundamentais da matemática. Para que os alunos aprendam tais conceitos, esse professor vem desenvolvendo atividades: I. vários exercícios do mesmo tipo para que os alunos retenham os conceitos fundamentais; II. resolução de situações-problemas para aplicação dos conceitos fundamentais; III. exercícios para diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos em relação aos conceitos fundamentais; IV. provas minuciosas com os conteúdos que são pré-requisitos para estudos posteriores. Dessas ações, assinale as que contribuíram para o alcance da meta da aprendizagem dos conceitos fundamentais.
Questão Anulada
Professores devem conhecer o funcionamento da escrita, da leitura e da fala para compreenderem o professor de alfabetização. Assim será capaz de analisar erros de ortografia e agir como mediador no processo de construção das regras do sistema de escrita pelos alunos.
O professor que possua alunos que cometem erros como escrever vogeti no lugar de foguete, deve propiciar aos alunos
“Elevar a nível universitário a preparação do magistério, assinalou Anísio, constituiu a primeira tentativa realizada no Brasil para a formação intencional e regular de mestres para a escola progressiva. Professores, diretores de escolas, orientadores, toda uma categoria de profissionais do ofício de ensinar e educar, atestariam nas práticas da escola progressiva, enriquecida pelos cursos de música, desenho, artes industriais, educação física, recreação e jogos, o papel renovador do Instituto de Educação na filosofia educacional brasileira." (LIMA, Hermes. Anísio Teixeira. Estadista da Educação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1978) Em 1935, o educador Anísio Teixeira liderou a primeira escola de formação do professor primário em nível universitário: a Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal. Essa iniciativa contribuiu para configurar o perfil e a carreira de educador; entretanto, para obter resultados positivos, era necessário que essa formação
mostrar texto associado
A partir da análise do item e do gabarito apresentado, é correto afirmar que o item
De acordo com o documento SAEB 2001 Novas Perspectivas de 2002, o “SAEB avalia o que os alunos sabem e são capazes de fazer, em diversos momentos de seu percurso escolar, considerando as condições existentes nas escolas brasileiras. Para tanto, o SAEB utiliza instrumentos específicos: provas aplicadas a alunos de escolas selecionadas por amostragem em todas as unidades da Federação, por meio das quais é medido o desempenho acadêmico dos alunos; e questionários, pelos quais são investigados os fatores intra e extraescolares associados ao desempenho dos alunos. O SAEB define-se, portanto, como um instrumento essencial de apoio a todos aqueles que lidam com a educação em nosso país." O modelo de prova elaborado para o SAEB prioriza determinados Tópicos e Temas dos conteúdos a serem avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, em função das competências e habilidades definidas para as diferentes séries e disciplinas, o que, na prática, significa alocar um número maior ou menor de itens a cada descritor diante de sua importância na série e disciplina. A partir da concepção que fundamenta a elaboração de provas do SAEB, numere a coluna da direita com base na coluna da esquerda.1- Matriz Curricular de Referência 2- Descritor de Texto 3- Competência 4- Habilidade ( ) é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações (Perrenoud,2000). ( ) é a modalidade da inteligência referente ao plano do “saber fazer" decorrente do nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades (Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB,1999). ( ) é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos (classificação, seriação, causa e efeito, correlação, inclusão, implicação, etc.). ( ) traduz a associação entre os conteúdos praticados nas escolas brasileiras do Ensino Fundamental e Médio, as competências cognitivas e as habilidades utilizadas pelos alunos no processo de construção do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.