Questões de Concurso
Filtrar
16.910 Questões de concurso encontradas
Página 307 de 3.382
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Pedagogia
Questão Anulada
Para elaborar um Projeto Pedagógico para uma escola, é necessário primeiramente entender a instituição. Fazer um diagnóstico, uma espécie de raio-X, para saber de que ponto a escola parte e então entender para onde ela pode ir e como vai chegar. Ao traçar o retrato atual da escola, a definição de metas e objetivos e dos planos de ação para alcançá-los fica mais real, particular e efetiva. Os projetos são elaborados tendo em vista as possibilidades da escola e seus recursos disponíveis. Além disso, é possível identificar eventuais carências, de recursos humanos, físicos ou financeiros, e planejar como supri-los. Dessa forma, pode-se resumir alguns tópicos sobre o que o PP precisa contemplar, dentre eles
I. missão da escola. II. dados sobre a aprendizagem. III. relação com os políticos da região. IV. diretrizes pedagógicas.
Marque a única alternativa correta:
I. missão da escola. II. dados sobre a aprendizagem. III. relação com os políticos da região. IV. diretrizes pedagógicas.
Marque a única alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Pedagogia
A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber. Pela Didática, o professor expressa seu fazer metodológico. Marque a única alternativa correta.
A Didática é importante para que o aluno
A Didática é importante para que o aluno
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Pedagogia
Leia as informações a seguir e marque a única alternativa correta:
Socializar o saber sistematizado; fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos; aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos é função
Socializar o saber sistematizado; fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos; aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos é função
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Pedagogia
Os processos de educação formal, sistêmica, que têm como objeto o conhecimento científico, são importantes para o desenvolvimento humano e têm peculiaridades que, diferente da formação informal, promove um tipo de desenvolvimento que, fora desse processo de educação formal, seria difícil de acontecer. Sobre a Educação Formal, Educação Sistêmica, marque a única alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Pedagogia
Considerando-se dentro de uma perspectiva crítica da educação, analise as assertivas e a relação entre elas.
I - O processo ensino-aprendizagem precisa ser desenvolvido, respeitando a coerência entre as partes constituintes do ato pedagógico: planejamento, execução e avaliação. Deve-se construir um projeto pedagógico com claros princípios e, a partir dele, estabelecer um planejamento de trabalho; feito isso, desenvolver as ações necessárias para a execução desse plano, sempre promovendo uma relação dialética entre a execução e a avaliação.
II - O processo avaliativo precisa considerar três etapas: 1. avaliar o nível de desempenho atual do aluno; 2. Confrontar confrontar este nível de conhecimento real com os objetivos considerados importantes dentro do processo formativo; 3. tomar decisões que contribuam para que cada aluno possa transitar do nível real de conhecimento para o nível planejado nos objetivos.
Marque a alternativa correta.
I - O processo ensino-aprendizagem precisa ser desenvolvido, respeitando a coerência entre as partes constituintes do ato pedagógico: planejamento, execução e avaliação. Deve-se construir um projeto pedagógico com claros princípios e, a partir dele, estabelecer um planejamento de trabalho; feito isso, desenvolver as ações necessárias para a execução desse plano, sempre promovendo uma relação dialética entre a execução e a avaliação.
II - O processo avaliativo precisa considerar três etapas: 1. avaliar o nível de desempenho atual do aluno; 2. Confrontar confrontar este nível de conhecimento real com os objetivos considerados importantes dentro do processo formativo; 3. tomar decisões que contribuam para que cada aluno possa transitar do nível real de conhecimento para o nível planejado nos objetivos.
Marque a alternativa correta.