Questões de Concurso
Filtrar
9.354 Questões de concurso encontradas
Página 321 de 1.871
Questões por página:
Julgue o item que se segue.
As necessidades educacionais específicas da infância só passaram a ser reconhecidas a partir do século XXI, com a Constituição de 1988. Até então, o atendimento às crianças de até 6 anos não era reconhecido como atividade educativa. Assim, no artigo 5º, IV, da CF88, que inscreve a Educação Infantil de zero a 6 anos entre os deveres do Estado e do poder público, reconhecendo a creche (de 0 a 3 anos) e a então pré-escola (dos 4 aos 6 anos) como instituições educacionais. Foi a partir desse referencial legal que a criança passou a ser reconhecida em seu direito, pois as creches eram anteriormente ligadas apenas às entidades religiosas.
Julgue o item que se segue.
A elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) fortaleceu o entendimento sobre a deficiência numa perspectiva social e de direitos humanos, como elemento da diversidade humana. Pelo texto da Convenção, as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Julgue o item que se segue.
A primeira meta do Plano Nacional de Educação 2014-2024 é universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo,70% (setenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final de sua vigência.
Julgue o item que se segue.
Na proposta freiriana, qualquer indivíduo é capaz de construir conhecimento, podendo ser considerado produtor de cultura. Dessa forma, é fundamental que os processos educativos ofereçam aos alunos oportunidades de confrontar seus conhecimentos com informações embasadas, sólidas e significativas para a reconstrução e a reconstrução de novas noções, por meio da prática dialógica. Compreende-se, portanto, que Freire reconhece a importância dessa prática dialógica na construção do conteúdo da ação educativa, possibilitando maneiras diversas de formular e organizar o currículo, sob uma perspectiva libertadora.
Julgue o item que se segue.
O currículo é compreendido como o fruto de uma construção coletiva e democrática. Ele visa a definir os conhecimentos a serem aprendidos e ensinados pelos alunos, assim como a permitir as práticas educativas críticas, reflexivas e contextualizadas. Dessa forma, o currículo deve prever ações educativas pautadas na dialogicidade, as quais representam um ato primordial na busca do conhecimento daqueles que fazem o processo educativo no seu dia a dia.