Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


O reconhecimento de que o paradigma fragmentador esgotou sua possibilidade de continuar a contribuir para o desenvolvimento da humanidade é visto como sendo possível, a partir de uma visão dialética entre dimensões polares. Emerge, portanto, no quadro referencial dessa ideia, a necessidade, no contexto da sala de aula, da segregação entre a teoria e a prática, o conteúdo e a realidade, a objetividade e a subjetividade, o ensino e a avaliação, os meios e os fins, dentre muitos dos múltiplos fatores integrantes do processo pedagógico.


Julgue o item que se segue.

A Base Nacional Comum Curricular e os currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação.

Julgue o item que se segue.


No Brasil, é obrigatório dar aulas de alfabetização na pré-escola, situação na qual é possível ofertar múltiplas oportunidades para explorar semelhanças e diferenças entre textos escritos, explorar o espaço gráfico e distinguir entre desenho e escrita.

Julgue o item que se segue.


As novas tecnologias de comunicação e informação (TICs) trouxeram mudanças consideráveis e positivas para a educação. Para que as TICs possam trazer alterações no processo educativo, no entanto, elas precisam ser compreendidas e incorporadas pedagogicamente. Isso significa que é preciso respeitar as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que o seu uso, realmente, faça a diferença.

Julgue o item que se segue.


A compreensão sobre a importância do ato de brincar, nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças, é fundamental para que os professores valorizem e planejem brincadeiras no cotidiano e nos contextos de aprendizagem. Pode-se afirmar que as práticas pedagógicas que promovem a aprendizagem e o desenvolvimento na etapa da Educação Infantil são aquelas que respeitam e valorizam a forma peculiar da criança se expressar e aprender sobre o mundo, a cultura, as pessoas, as relações e sobre si mesmas. Essa aprendizagem se dá por meio de brincadeiras, de experiências provocadoras de investigação, permeadas por interações de qualidade e por relações de vínculo seguras e estáveis.