Filtrar


Questões por página:

De acordo com Chassot (2018, p.91), "um analfabeto científico é aquele que não sabe ler a linguagem que está escrita na Natureza". Dessa forma,



I. Na perspectiva do Letramento-Alfabetização Científica, há a necessidade de se desmistificar a concepção amplamente aceita de conhecimento científico enquanto produção por meio dos métodos científicos inquestionáveis oriundos de um método ordenado.


II. Na perspectiva do Letramento-Alfabetização Científica, há a concepção da formação cidadã implicada em criar condições para construção de senso crítico e autônomo do estudante, visando a prepará-lo para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.


III. Na perspectiva do Letramento-Alfabetização Científica, há a concepção da formação contextualizada, desenvolvendo no estudante a capacidade de entender os conceitos científicos de maneira a utilizá-los, de forma crítica, em seu cotidiano, questionando-os e contextualizando-os em todos os aspectos do viver.


IV. Na perspectiva do Letramento-Alfabetização Científica, somos sujeitos sociais interagindo com o meio físico e social por meio de determinada abordagem do objeto de conhecimento, pautado na concepção de que o sujeito é neutro, pois é determinado por um contexto histórico e social.



É correto o que se afirma em:

Na literatura nacional, quando se trata do ensino de Ciências da Natureza, podemos encontrar variações para o termo alfabetização científica, havendo uma pluralidade semântica, tais como "Letramento Científico" ou "Alfabetização Científica", ou ainda "Enculturação Científica". Tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular − BNCC (BRASIL,2017, p.319), considere as sentenças a seguir a respeito do Letramento Científico e assinale a alternativa correta:

Considere as afirmativas relacionadas às competências específicas para o ensino de Ciências da Natureza apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:



(__) Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico, estando em acordo com a Perspectiva Histórico-Crítica.


(__) Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva.


(__) Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos e práticas demonstrativas para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas.


(__) Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências Humanas.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Promover a aprendizagem e o desenvolvimento significativos dos estudantes com base no ____________, considerando seus diversos perfis e os contextos nos quais estão inseridos, é um dos objetivos a serem alcançados pelo componente curricular Ciências. A abordagem CTSA, ou seja, da relação entre ____________, sociedade, ambiente e sustentabilidade, na virada do século XX para XXI, assumiu uma perspectiva mais crítica acerca dos conhecimentos que produzem e aplicam. Dessa forma, a partir do momento em que o professor desperta no estudante a percepção dele como parte ínfima de um todo complexo, ela será propulsora do letramento científico, levando o estudante a ___________.



Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas no excerto:

O trabalho pedagógico com a diversidade e a representatividade na literatura infantojuvenil contribui para a formação de estudantes mais críticos e empáticos. Ao conhecer as discussões contemporâneas sobre produção cultural de pessoas com deficiência, o professor amplia seu repertório e pode promover práticas mais inclusivas no ambiente escolar. Considerando os debates atuais sobre a visibilidade de autores com deficiência no cenário cultural brasileiro, a principal dificuldade enfrentada por esses produtores culturais é: