Filtrar


Questões por página:
A respeito do currículo como referência para o desenvolvimento do processo pedagógico, analise as assertivas e julgue V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.

(__) O currículo é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social. Ele pouco está imbricado em relações de poder e é expressão do equilíbrio de interesses e forças que atuam no sistema educativo em um dado momento, tendo em seu conteúdo e formas, a opção historicamente configurada de um determinado meio cultural, social, político e econômico.
(__) O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. Assim, é fácil perceber que a ideologia, cultura e poder nele configurados são determinantes no resultado educacional que se produzirá.
(__) O currículo necessita ser percebido como um território a ser contestado diariamente, pois é através dele que podemos pensar e legitimar o conhecimento que pretendemos? Para quem? Para quê e como? Tendo como parâmetro a visão de mundo, de sociedade e da educação que acreditamos.

Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, os parênteses, na ordem em que aparecem?
Sobre a organização do trabalho pedagógico na escola pública, analise a sentença abaixo:

A definição do processo de construção do trabalho pedagógico deve ser compreendida como participativa, ou seja, sob os olhares de estudantes, famílias e profissionais de educação, e seu planejamento deve contemplar quatro níveis: Educacional; Escolar; Curricular e Ensino, este subdividido em: planos de aula ou sequências didáticas. (1ª PARTE) A organização do trabalho pedagógico, por se tratar de um documento onde se elencam as ações pedagógicas em curto, médio e longo prazo, como forma de dar sustentação e possibilitar a avaliação das práticas adotadas. Ele estampa a identidade da instituição que representa, dando aspectos legais ao modelo, bem como atendendo os direitos constitucionalmente assegurados coletivamente. (2ª PARTE)

A sentença está:
Nos termos da Resolução CNE/CP nº 02/2017, analise as assertivas:

I. As aprendizagens essenciais são definidas como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar, expressando-se em competências.
II. As aprendizagens essenciais compõem o processo formativo de todos os educandos ao longo das etapas e modalidades de ensino no nível da Educação Básica, como direito de pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
III. No âmbito da Base Nacional Comum Curricular, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Está(ão) CORRETA(S):
Nos termos da Resolução CEE-ES nº 5.190/18, a _____________ ocorre quando existe comprometimento e responsabilidade com o processo de formação humana de forma integradora, respeitando os princípios de liberdade de expressão, as diversas formas de aprender e ensinar, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, com conhecimentos, habilidades e atitudes que se traduzem em competências para a vida em sociedade.

Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?
De acordo com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, analise o seguinte trecho:

"A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais, garantidos na Constituição e nas leis."

Este excerto corresponde a qual artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente??