Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, é necessária a utilização da avaliação tanto para o aluno quanto para o professor, de modo que possam dimensionar os avanços e as dificuldades encontradas durante o processo de ensino e aprendizagem.
mostrar texto associado
O conceito de gestão escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em, pelo menos, quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.
mostrar texto associado
A escola não é somente um lugar para desenvolver as funções intelectuais. O aspecto afetivo e social também é exercitado de modo significativo nesse ambiente. A Psicologia da Educação tem forte influência no desenvolvimento de habilidades que vão além do domínio de disciplinas tradicionais, como Língua Portuguesa ou Matemática.
mostrar texto associado
A Base Nacional Comum Curricular categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo Ensino Fundamental. São elas: brincadeiras de rua, esportes, jogos, danças, lutas, cultura corporal. Segundo a BNCC, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam. A partir dessas experiências, os alunos podem ressignificar a própria cultura. Outro aspecto importante é que os estudantes pensem sobre os valores inerentes às práticas e que possam desenvolver habilidades socioemocionais ao vivenciá-las.
mostrar texto associado
Paulo Freire era assumidamente defensor de que a educação deveria ser a prática de liberdade, sendo inclusive esse o título um de seus livros mais importantes, “Educação como prática da liberdade” que foi escrito enquanto ele estava exilado.