Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As Teorias Críticas afirmam que o currículo escolar produz relação de gêneros, pois nele predomina a cultura patriarcal. Essas teorias criticam a desvalorização histórico-cultural de grupos étnicos, os conceitos de modernidade e afirmam que toda teoria pedagógica é neutra.
mostrar texto associado
No contexto da gestão escolar, a concepção autogestionária se baseia na responsabilidade coletiva, com uma direção bem definida e centralizada, e com a participação direta e igualitária de todos os membros da instituição na gestão escolar.
mostrar texto associado
De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos independentes, porém há uma relação de possibilidade, uma vez que um torna o outro possível.
mostrar texto associado
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, de caráter obrigatório, objetivam orientar as escolas indígenas de educação básica e os sistemas de ensino da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na elaboração, no desenvolvimento e na avaliação de seus projetos educativos.
mostrar texto associado
Dentro das metas do PNE está incluída e de garantir a oferta de educação bilíngue, sendo as modalidades em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como primeira língua e na modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua, aos(às) alunos(as) surdos(as) e com deficiência auditiva de 0 (zero) a 17 (dezessete) anos, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.