Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Sobre a relevância e o papel do planejamento nas relações didáticas, podemos afirmar que estudos e pesquisas sobre o ambiente da escola e os conteúdos curriculares impulsionam uma especialização nas discussões da área da Didática, gerando a necessidade de se abordar Didáticas de Conteúdo Específicos, sobretudo por meio dos ENDIPES (Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino). Propostas de progressão curricular, cursos de mestrado, doutorado e pesquisas acadêmicas geram a necessidade de repensar a própria formação docente como um processo contínuo e não-linear.
Indicadores são ferramentas de gestão que quantificam a performance de organizações, sendo essenciais para o seu aprimoramento. Na área educacional, eles têm como função principal gerar informações que sejam úteis para o desenvolvimento das instituições de ensino. Considerando os indicadores voltados para a área da educação, assinale a afirmativa INCORRETA.
De acordo com Barros (2008, p.18), existem fatores que se relacionam e expressam a diversidade a cultural [...]. Diversidade cultural é diversa, ou seja, não se constitui como um mosaico harmônico, mas um conjunto de opostos, divergentes e contraditórios. A diversidade cultural é cultural e não natural, ou seja, resulta das trocas entre sujeitos, grupos sociais e instituições a partir de suas diferenças, mas também de suas desigualdades, tensões e conflitos. [...]
(Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/ educacao/professor-e-os-desafios-atuais.htm.)
Os resultados de vários estudos indicam que as principais dificuldades para o trabalho da diversidade cultural em sala de aula estão relacionadas aos seguintes fatores:
I. Preconceito racial e cultural muito presente em nossa sociedade e que reflete na formação das crianças.
II. Formação inicial do professor frágil no que tange à diversidade cultural e certas limitações no currículo escolar.
III. Políticas educativas permeadas pela ideia de uma cultura homogênea, em que a educação é destinada a conformar alunos à função de bons cidadãos, que cumprem deveres, partilham uma mesma identidade nacional.
Está correto o que se afirma em
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996), em seu Art.12, “IX – promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito escolar” (Brasil,1996). São institucionalizados por lei, a fim de determinar os princípios da educação e os deveres do Estado diante o processo educacional, porém são direitos violados aos alunos, não colocados em prática, visto que o Brasil continua com altos índices referentes à violência. Em relação ao bullying na escola, assinale a afirmativa INCORRETA.
Questões de gênero, religião, raça/etnia ou orientação sexual e a sua combinação direcionam práticas preconceituosas e discriminatórias da sociedade contemporânea. Se o estereótipo e o preconceito estão no campo das ideias, a discriminação está no campo da ação, ou seja, é uma atitude. É a atitude de discriminar, de negar oportunidades, de negar acesso, de negar humanidade. Nessa perspectiva, a omissão e a invisibilidade também são consideradas atitudes, também se constituem em discriminação.
(Carrara,2009, p.27.)
Diante do exposto e considerando o cenário escolar atual, percebe-se a necessidade de repensar as práticas escolares, para melhor atender essas problemáticas que permeiam os muros das escolas; pensando nas possibilidades de mudanças, as práticas pedagógicas devem, EXCETO: