Filtrar


Questões por página:
É impossível falar de indisciplina sem falar de autoridade. E percebe-se, hoje, que nunca na história a sociedade viveu tão fortemente a crise de autoridade, desde as instituições mais simples como a família até as mais complexas. Ao analisarmos as diversas definições de disciplina ou indisciplina percebemos uma gama de possibilidades, no entanto, elas têm em sua estrutura algo em comum: as palavras ordem, normas ou regras aparecem em todas as definições como sendo premissas para que ocorra a disciplina. Nesse contexto, temos de antemão a certeza de que sem ela (a disciplina), não é possível atingir objetivos dentro de uma organização. Considere que autoridade não é dada de “mão beijada”, mas é algo que se constrói; ter autoridade é muito diferente de ser autoritário, e que o estudante precisa aprender a noção de limite e isso só ocorre quando ele percebe que há direitos e deveres para todos, sem exceção. Sobre o exposto, é uma ação coerente de um professor autoritário:
As escolas, de modo geral, estão buscando preparação para a utilização das mídias na educação, investindo em formação continuada de professores através de cursos presenciais e a distância. Estão equipando o ambiente escolar ao transformar salas de aula tradicionais em laboratórios de informática e outros ambientes em sala da TV escola ou em laboratórios multidisciplinares. Com isso, a escola é adaptada para propiciar acesso e qualidade no uso das mídias em sala de aula.
(Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-midias-nocontexto-escolar.htm. Adaptado.)
A escola começou pouco a pouco a fazer parte da era digital, o que acarreta diversas mudanças no contexto educacional. Sobre o processo de aprendizagem com o auxílio de ferramentas tecnológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O aluno passa a utilizar estratégias, tais como formulação de hipóteses e tomada de decisões, possibilitando que, juntamente com o professor, ele construa o seu conhecimento.
( ) Alunos e professores têm possibilidade de contrastar ideias, conceitos, verificar diferentes opiniões sobre o mesmo assunto, gerando uma interação em sala de aula.
( ) O aluno deixa a posição de passividade, na qual apenas recebia informações de livros e do professor, para se tornar um ser mais partícipe do seu processo educativo.
( ) A qualidade das informações com as quais os alunos têm contato muitas vezes é um obstáculo para os professores; é preciso estimular no aluno o pensamento crítico e ensiná-lo a buscar informações em fontes confiáveis.
A sequência está correta em
Jean Piaget (1896-1980) foi um dos grandes estudiosos do desenvolvimento cognitivo. Ele fundamenta-se no pressuposto de que o desenvolvimento mental não pode ser dissociado do crescimento físico e defende que há um paralelismo entre eles. A inteligência, para Piaget, modifica-se à medida que a criança se desenvolve e parte de um continuum entre reflexos biológicos, movimentos espontâneos e hábitos adquiridos, que podemos localizar na fase de bebê, até alcançar as habilidades de realizar operações abstratas, características do final da adolescência. Sobre os estágios desenvolvidos na teoria de Piaget e considerando que de doze anos em diante o adolescente organiza ideias, eventos e objetos, imaginando e pensando dedutivamente sobre eles, é possível inferir que se trata do estágio:
“A Lei de Diretrizes e Bases de 1996, em seu Art.23, dispõe que a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Considerando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no país e no exterior, a escola, tendo como base as normas curriculares gerais, poderá reclassificar os alunos, levando em consideração, além da idade, _______________________, dentre outros.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
[...] A educação básica é um conceito mais do que inovador para um país que, por séculos, negou, de modo elitista e seletivo, a seus cidadãos, o direito ao conhecimento pela ação sistemática da organização escolar. [...] A educação básica torna-se, dentro do Art.4º da LDB, um direito do cidadão à educação e um dever do Estado de atendê-lo mediante oferta qualificada.
(Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/QBBB9RrmKBx7MngxzBfWgcF/?lang=pt. Adaptado.)
Está disposto no Art.4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação acerca do dever do Estado com educação escolar pública que será efetivado mediante a garantia de, EXCETO: