Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O principal instrumento utilizado para avaliar o Ensino Fundamental em todo o país é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os levantamentos de dados são realizados semestralmente, abrangendo uma amostra probabilística representativa dos estados e do Distrito Federal. O sistema tem como objetivos aferir os conhecimentos e habilidades dos alunos com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino ministrado; avaliar as condições infraestruturas das unidades escolares; mensurar a motivação dos estudantes; compreender a intenção dos alunos em cursar o ensino superior; perfil do diretor e mecanismos de gestão escolar.
mostrar texto associado
No início do século XX, ainda nos EUA, Burrhus Frederic Skinner defende o Comportamentalismo através do Condicionamento operante. Para o autor, a aprendizagem é mudança de comportamento e essa mudança ocorre a partir de estímulos do meio a que o indivíduo reage, ou seja, emite respostas. A resposta, ao ser reforçada, aumenta a probabilidade de se repetir e, assim, ocorre o condicionamento.
mostrar texto associado
O professor deve dominar o conceito de saber atitudinal, que compreende as atitudes e posturas do professor tais como disciplina, pontualidade, coerência, clareza, justiça e equidade, diálogo, respeito às pessoas dos educandos, atenção às suas dificuldades etc. Por outro lado, o saber crítico-contextual é o conhecimento que o professor tem sobre a sociedade e a compreensão do contexto com base no qual e para o qual desenvolve-se o trabalho educativo.
mostrar texto associado
O currículo por competências é disciplinar, na medida em que as habilidades e competências a serem formadas exigem o conteúdo de uma disciplina específica, diretamente atribuída aquela habilidade. Por isso, sua organização normalmente é por temas, áreas de conhecimentos ou “matérias”, ainda que cada módulo englobe conteúdos e atividades que não sejam capazes de formar determinado conjunto de habilidades.
mostrar texto associado
Segundo Piaget, desenvolvimento e crescimento mental são gerados pela atividade do sujeito que se defronta com o seu meio e a inteligência, ou mais especificamente, o desenvolvimento da inteligência é a condição para que os seres humanos construam conhecimento sobre o meio.