Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir, completando a lacuna.


Segundo Nilma Gomes (2007), no livro “Indagações sobre currículo: diversidade e currículo”, “A diversidade é muito mais do que o conjunto das diferenças. Ao entrarmos nesse campo, estamos lidando com a construção histórica, social e cultural das diferenças a qual está ligada às relações de poder, aos processos de colonização e dominação. Portanto, ao falarmos sobre a diversidade (biológica e cultural) não podemos desconsiderar a construção das identidades, o contexto das desigualdades e das lutas sociais”.

Ainda segundo a autora, “a diversidade indaga [questiona] o currículo, a escola, as suas lógicas, a sua organização espacial e temporal”. Assim, entendendo a educação como um direito social, pode-se dizer que “assumir a diversidade na construção de um currículo é posicionar-se __________________________________ diversas formas de dominação, exclusão e discriminação”.


O segmento que completa corretamente a lacuna com a ideia defendida pela autora é:

Leia o texto a seguir, completando a lacuna.


Ivani Fazenda (1993) afirma que nenhuma forma de conhecimento se esgota em si mesma. O ato de agir ou pensar de forma interdisciplinar parte deste pressuposto e necessita do diálogo permanente entre diversas áreas do conhecimento. A autora faz esta afirmação ao analisar a relação entre senso comum e conhecimento científico. Assim, considera que esta relação se dá de forma a produzirem, juntos, novos conhecimentos (nova racionalidade) e que estes não se constituem “puros”. Assim, essa nova racionalidade se dá em situações em que o conhecimento não seja ____________________________.


O segmento que completa, corretamente, a lacuna do enunciado acima é:

Leia o texto a seguir, completando as lacunas.

Segundo Moran, no livro “Metodologias ativas para uma educação inovadora” (2018), as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em um projeto pedagógico que visa a uma educação libertadora por meio do uso de metodologias ativas, podem trazer, de início, aspectos negativos que devem ser enfrentados e superados (problemas, desafios, distorções e dependências). Porém, o autor ressalta que existe outra questão a ser considerada, pois é ________ educar ________ para um mundo conectado, educar para uma vida bucólica, sustentável e progressista baseada só em tempos e encontros presenciais e atividades _________ (que são, também, importantes).


As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto são:

Dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida.


No que tange a esse assunto, Moran afirma que as metodologias

Para a elaboração de um instrumento de avaliação, Fernandes & Freitas (2007), em “Currículo e Avaliação”, apontam aspectos importantes que deverão ser levados em consideração.


De acordo com os aspectos considerados pelos autores, para a elaboração de um instrumento de avaliação, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.


(_) A linguagem a ser utilizada: clara, esclarecedora, objetiva.

(_) A contextualização daquilo que se investiga: em uma pergunta sem contexto, podemos obter inúmeras respostas e, talvez, nenhuma relativa ao que, de fato, gostaríamos de verificar.

(_) A região (localidade) em que ocorre.

(_) O conteúdo deve ser significativo, ou seja, deve ter significado para quem está sendo avaliado.

(_) Estar coerente com os propósitos do ensino.

(_) Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio.


A sequência correta, de cima para baixo, é