Filtrar


Questões por página:
O planejamento da expansão das matrículas no ensino médio em tempo integral deve seguir critérios que assegurem a equidade e inclusão de diversos grupos sociais. Além disso, os sistemas de ensino devem garantir que a oferta curricular reconheça as especificidades das populações atendidas e viabilize condições para a permanência e conclusão dos estudos. Com base na Lei nº 14.945/2024, a qual reestrutura o ensino médio no Brasil, marque a alternativa correta.
O Programa de Educação Cidadã Integral, instituído no âmbito do Estado da Paraíba e coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, tem como um de seus eixos estruturantes a Escola Cidadã Integral Socioeducativa (ECIS), cuja proposta pedagógica busca articular o processo educativo a finalidades específicas de reintegração social. Sobre essa modalidade de ensino, assinale a alternativa correta.

No final da década de 1970, inspirados no novo momento histórico por que passava o país, surge uma reação de modelo pedagógico que propõe a superação da visão biológica e de rendimento corporal. Atualmente coexistem na área de educação física vários modelos de abordagens de ensino. Darido (2003) analisou e apontou algumas características dessas abordagens descritas no quadro a seguir.

Principais autores

Livro

Área de base

Autores de base

Finalidade

Temática principal

Conteúdos

Estratégia/ Metodologia

Avaliação

Bracht, Valter;

Castellani,

Lino;

Taffarel, Celi;

Soares,

Carmen Lúcia

Metodologia do Ensino de Educação Física

Filosofia política

Saviani,

Demerval;

Libâneo,

José carlos.

Transformação social

Cultura corporal, Visão holística.

Conhecimento sobre jogos, esporte, dança, ginástica.

Tematização

Considerar a classe social do aluno, Observação sistêmica


Assinale a alternativa que traz a abordagem a que pertence estas características.

Visualizar Questão Comentada

Neste objetivo ''Obedecer às normas relacionadas com a utilização das regras de um jogo cooperativo proposto pelo professor de educação física da escola''. A que dimensão pertence este objetivo?

Os anos iniciais do Ensino Fundamental têm uma característica diferenciada da Educação Infantil, pois, neste caso, trata-se de um nível de desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social mais avançado. Sobre a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podemos afirmar que:


I - O desenvolvimento, embora esteja relacionado à idade, ele não é dependente dela. A idade cronológica fornece estimativa aproximada do nível desenvolvimentista do indivíduo, que pode ser mais precisamente determinado por outros meios.

II – No que diz respeito ao desenvolvimento motor, as crianças desse período de escolarização, se forem bem trabalhadas ou vindas de um processo normal do desenvolvimento, estão saindo do estágio maduro das habilidades motoras fundamentais.

III – Esse é o momento em que se deve aproveitar o acervo de habilidades antes trabalhadas e, quiçá, adquiridas, para dar encaminhamento ao desenvolvimento dos movimentos.

IV – Nesta fase, as habilidades antes adquiridas são agora progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas, para o uso em situações crescentemente exigentes.


Marque V para Verdadeiro e F para Falso, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Visualizar Questão Comentada