Questões de Concurso
Filtrar
15.827 Questões de concurso encontradas
Página 411 de 3.166
Questões por página:
No final da década de 1970, inspirados no novo momento histórico por que passava o país, surge uma reação de modelo pedagógico que propõe a superação da visão biológica e de rendimento corporal. Atualmente coexistem na área de educação física vários modelos de abordagens de ensino. Darido (2003) analisou e apontou algumas características dessas abordagens descritas no quadro a seguir.
Principais autores | Livro | Área de base | Autores de base | Finalidade | Temática principal | Conteúdos | Estratégia/ Metodologia | Avaliação |
| Bracht, Valter; Castellani, Lino; Taffarel, Celi; Soares, Carmen Lúcia | Metodologia do Ensino de Educação Física | Filosofia política | Saviani, Demerval; Libâneo, José carlos. | Transformação social | Cultura corporal, Visão holística. | Conhecimento sobre jogos, esporte, dança, ginástica. | Tematização | Considerar a classe social do aluno, Observação sistêmica |
Assinale a alternativa que traz a abordagem a que pertence estas características.
Neste objetivo ''Obedecer às normas relacionadas com a utilização das regras de um jogo cooperativo proposto pelo professor de educação física da escola''. A que dimensão pertence este objetivo?
Os anos iniciais do Ensino Fundamental têm uma característica diferenciada da Educação Infantil, pois, neste caso, trata-se de um nível de desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social mais avançado. Sobre a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podemos afirmar que:
I - O desenvolvimento, embora esteja relacionado à idade, ele não é dependente dela. A idade cronológica fornece estimativa aproximada do nível desenvolvimentista do indivíduo, que pode ser mais precisamente determinado por outros meios.
II – No que diz respeito ao desenvolvimento motor, as crianças desse período de escolarização, se forem bem trabalhadas ou vindas de um processo normal do desenvolvimento, estão saindo do estágio maduro das habilidades motoras fundamentais.
III – Esse é o momento em que se deve aproveitar o acervo de habilidades antes trabalhadas e, quiçá, adquiridas, para dar encaminhamento ao desenvolvimento dos movimentos.
IV – Nesta fase, as habilidades antes adquiridas são agora progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas, para o uso em situações crescentemente exigentes.
Marque V para Verdadeiro e F para Falso, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.