Filtrar


Questões por página:
Infelizmente, a história de vida de muitas crianças é permeada por violência e maus tratos onde o abuso sexual configura se como um deles. Este tipo de maus-tratos ocorre em todo o mundo e em todas as classes socioeconômicas sendo, portanto, uma grave problemática diante dos seus possíveis efeitos. Na maioria das vezes a violência é perpetrada por familiares próximos à criança ou pessoas que fazem parte do seu convívio social, o que pode acarretar sérios reflexos no estabelecimento de seus vínculos afetivos e em sua percepção de mundo, bem como de si mesma (PEREIRA, et al.,2021). Considerando possíveis atuações do profissional de psicopedagogia no contexto do abuso sexual infantil, assinale a alternativa incorreta.
Com crianças pequenas o jogo favorece a expressão simbólica e sem pressão, não só́ das suas projeções internas mas, também, do seu nível de pensamento. Isso se reflete tanto em um jogo de tabuleiro e regrado, como em um jogo de caráter mais simbólico. Existem jogos de regras implícitas e jogos de regras explicitas (KISHIMOTO,1998). Sobre o uso de jogos pelo psicopedagogo, analise as afirmativas a seguir.
I. Em jogos de regras explicitas, a regra adotada tem um caráter mais hábil e menos rígido do que em jogos de regras explicitas, em que o controle social também se torna presente. II. Em jogos de regras implícitas, os níveis de expressão podem ser maiores do que em outros jogos e, consequentemente, os níveis observados também serão diferentes. III. Um fator importante é a possibilidade lúdica do psicopedagogo. Isso não significa obrigatoriamente que o psicopedagogo deva participar do jogo com a criança. Mas, se o psicopedagogo não conhecer o processo lúdico do jogo previamente, dificilmente conseguirá favorecer o desenvolvimento da criança em sua plenitude. IV. A criança se desenvolverá em função de suas aprendizagens previas, isso significa que elas apresentarão suas ferramentas básicas, colocadas em prática em seus jogos. V. O mesmo jogo e um mesmo modo de jogar podem ser lidos a partir de vários ângulos. Dependerá, naturalmente, do objetivo e da abordagem teórica.
Estão corretas as afirmativas:
Ao brincar a criança pode ressignificar sua história e suas relações, pode remontar seu lugar na teia simbólica que a envolve. Em termos cognitivos, é por meio do brincar que a criança vai estabelecer ações lógicas, como seriar, classificar, ordenar, parear. O brincar ______ é uma representação da inapropriação do campo da linguagem e da expressividade possível da criança. O esvaziamento simbólico presente na brincadeira nos reflete uma ausência de investimento da criança no seu fazer, no seu brincar, consequentemente, dos investimentos que ela própria recebe. O brincar ______, que apenas transporta objetos de um lado a outro, mostra um brinquedo que não ganha significado para quem com ele brinca (ROTTA; BRIDI FILHO; FILHO,2015).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
O lúdico é uma maneira dinâmica e prazerosa de se aprender algo, pois os jogos e brincadeiras na ação psicopedagógica servem justamente para instigar o indivíduo ao desejo de aprender. O brincar estimula o desenvolvimento da criatividade nas práticas dos professores nos diversos espaços em que eles estão inseridos, não estando presente apenas na vida das crianças, mas também nas do jovem, do adulto e do idoso, tendo-se em consideração cada indivíduo com suas potencialidades e singularidades (SANTOS; SANTOS; ARAÚJO,2020). Acerca do uso das técnicas lúdicas pelo psicopedagogo, assinale a alternativa incorreta.
As especializações nas áreas de Pediatria, Psicologia e Pedagogia têm apresentado um novo olhar para o adoecer das crianças, destacando aspectos psicopedagógicos, visando a inclusão de programas e projetos de humanização hospitalar, incentivados pelo Ministério da Saúde e Educação (ROCHA; PASSEGGI,2010). Neste sentido, constata-se uma necessidade do olhar pedagógico para crianças e jovens em período de escolarização que se encontram afastados da escola por motivo de internação hospitalar e tratamento de saúde (SILVA; SCHWAMBACH,2019). Com crianças e jovens hospitalizados o acompanhamento escolar, ocorre por meio das chamadas “classes hospitalares”. Sobre estas “classes hospitalares”, analise as afirmativas a seguir.
I. Estas classes, têm por objetivo propiciar o acompanhamento curricular do aluno quando este estiver hospitalizado, garantindo a manutenção do vínculo com as escolas, por meio de um currículo flexibilizado. II. Caracterizadas pelo atendimento pedagógico-educacional, atendem os estudantes considerados com necessidades educativas especiais, por apresentarem dificuldades no acompanhamento das atividades curriculares pelas limitações específicas de saúde. III. O alunado das classes hospitalares é aquele composto por educandos cuja condição clínicaou cujas exigências de cuidado em saúde interferem na permanência escolar ou nas condições de construção do conhecimento ou, ainda, que impedem a frequência escolar, temporária ou permanente.
Estão corretas as afirmativas: