Filtrar


Questões por página:
O reconhecimento do complexo afetivo (emoções, sentimentos e paixões) aponta para a necessidade de discussão das aporias natureza e cultura, objetividade e subjetividade, buscando superar a ingenuidade do senso comum e o inatismo biológico. Inúmeras são as abordagens que ressaltam a importância da afetividade para as relações humanas e como tais relações interferem positiva ou negativamente em nosso comportamento, influenciando sobremaneira o processo de aprendizagem, o convívio social e as demandas mais elementares da vida cotidiana (SILVA, 2020). Acerca da afetividade no processo de aprendizagem, assinale a alternativa incorreta.
As dificuldades de aprendizagem passaram a ser foco de atenção, e a Medicina começou a estudar a causa dos problemas e suas possíveis correções. A Primeira Guerra Mundial ofereceu a oportunidade de se descobrir, no cérebro dos soldados feridos, a relação das áreas cerebrais danificadas com as funções que apareciam prejudicadas. A Oftalmologia, a Neurologia, a Psiquiatria eram algumas das áreas da Medicina que se ocupavam com esses estudos. No final do século XIX, educadores, psiquiatras e neuropsiquiatras começaram a se preocupar com os aspectos que interferiam na aprendizagem e a organizar métodos para a Educação Infantil. Desta época, temos a colaboração de Seguin, Esquirol, Montessori e Decroly, entre outros. Abrem-se, assim, as portas para o surgimento da Psicopedagogia (SÁ, et al.,2008, p.7, ).
Sobre o contexto histórico de surgimento e de inserção da psicopedagogia no âmbito científico e profissional, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Psicopedagogia tem se desenvolvido como uma forma de vinculação entre a Pedagogia e a Psicologia, e pode ser entendida a partir de pressupostos teóricos elaborados em países de língua francesa. ( ) Estudando o indivíduo que aprende no seu aspecto normal e patológico, a Psicopedagogia é a área que dá uma consideração especial ao aspecto psicológico deste indivíduo, mas sendo uma área aplicada, deverá ir além da práxis, desenvolvendo pesquisas de base e criando um campo de conhecimento próprio. ( ) Atualmente, volta-se para uma realidade tipicamente educacional, que são certos fenômenos – relativos à não-aprendizagem – que ocorrem dentro do âmbito familiar, escolar e comunitário, que podem ser remediáveis e prevenidos. ( ) Estudos apontam que a Psicopedagogia não tenha, ainda, desenvolvido o seu corpo teórico específico, de vez que é uma área nova em todo o mundo e que seu florescimento ainda está na dependência do desenvolvimento não só da Psicologia e da Pedagogia, mas também de áreas mais específicas de conhecimento, como a Neuropsicologia e a Psicolinguística, entre outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sendo uma ciência em construção, a Psicopedagogia se respalda em outras ciências entre elas a filosofia, fisioterapia, neurologia, psicolinguística e a psicanálise pois, contribuem para a compreensão do processo de aprendizagem humana (COSTA; PINTO; ANDRADE,2013). Contextualizando a Psicopedagogia, dentro de seu contexto histórico, assinale a alternativa incorreta.
O diagnóstico psicopedagógico é uma prática que requer o uso de procedimentos específicos, de acordo com a postura teórica adotada, com o aprendente, com sua história de vida e com as queixas ou os motivos de encaminhamento (NUTTI,2021). Acerca dos processos avaliativos e diagnósticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O processo tem início quando a família e/ou os responsáveis fazem o primeiro contato ou a primeira consulta e é desenvolvido em algumas sessões (em torno de oito), tendo cada uma um objetivo diferente para a coleta de dados sobre a dificuldade de aprendizagem. II. O diagnóstico deve ser visto como uma “pesquisa-ação” que possibilita ao psicopedagogo levantar hipóteses provisórias que vão sendo confirmadas ou não ao longo do processo, restando, ao final, as hipóteses de trabalho que podem ser aplicadas para novos casos clínicos. III. Os instrumentos de avaliação fornecem os subsídios para a análise do passado, do presente e das expectativas futuras sobre o caso (prognóstico), sendo essencial a utilização dos instrumentos de forma a coletar o máximo de informações articuladas nos campos cognitivo, afetivo, social e pedagógico do indivíduo em avaliação.
Estão corretas as afirmativas:
Ao pensarmos a conexão possível entre neurologia e desenvolvimento, mais especificamente desenvolvimento cognitivo, devemos pensar que o próprio desenvolvimento neurológico só é possível por meio da conexão do sistema neural com o ambiente. A essa conexão damos o nome de aprendizagem (ROTA; BRIDI FILHO; BRIDI, 2015). Refletindo acerca de interação entre os aspectos neurológicos do sujeito, com o ambiente, analise as afirmativas a seguir.
I. Fruto da interação neuro-biológica-genética com o ambiente, os processos interativos exigem uma modificabilidade constante do sujeito como um todo. II. O ambiente que acolhe e desafia é a base de influência do input, assim como a sua constância e repetição exercem efeitos nas organizações e estruturas corticais, ampliando a potencialidade de crescimento da arborização dentrítica. III. O conceito de plasticidade cerebral nos mostra que não é exclusivamente em intervenções físicas ou medicamentosas que o corpo vai se adaptar às novas exigências do meio. Se essas interposições ao corpo o auxiliarem, será pela interação com o meio onde o sujeito está inserido. IV. A estimulação permanente não é fruto apenas de processos formais de escolarização ou estimulação, sequer de apenas exercícios repetitivos do corpo ou do aprender. É um processo contínuo, no qual elementos e comportamentos cotidianos, permanentemente apresentados e exigidos, estimulam a complexidade relacional e interativa.
Estão corretas as afirmativas: