Questões de Concurso
Filtrar
9.354 Questões de concurso encontradas
Página 970 de 1.871
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Pedagogia
Segundo a pesquisadora Sônia KRAMMER (2006), a educação infantil se reveste de destacada importância no desenvolvimento humano e social, sobretudo para as crianças mais carentes, exatamente por:
I. Atribuir à criança a condição de cidadã, substituindo a função meramente higienista, assistencialista e compensatória dessa etapa de ensino pela devida dimensão pedagógica.
II. Propiciar na criança não só mais prontidão para a educação sistematizada, mas também melhor rendimento nas aprendizagens posteriores.
III. Contribuir para que a criança consiga superar dificuldades iniciais decorrentes da pobreza e da limitação cultural.
Assinale:
I. Atribuir à criança a condição de cidadã, substituindo a função meramente higienista, assistencialista e compensatória dessa etapa de ensino pela devida dimensão pedagógica.
II. Propiciar na criança não só mais prontidão para a educação sistematizada, mas também melhor rendimento nas aprendizagens posteriores.
III. Contribuir para que a criança consiga superar dificuldades iniciais decorrentes da pobreza e da limitação cultural.
Assinale:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Pedagogia
A rotina – que é a estruturação do tempo passado na escola (PROENÇA,2004) – pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Existem rotinas rígidas, monótonas, repetitivas, mecânicas e pouco participativas; estas devem ser evitadas a todo custo. Apesar disso, a rotina pode ser flexível, estimulante, dinâmica, criativa e envolvente. A rotina produz, sobretudo nas crianças menores, vários efeitos colaterais positivos, dentre os quais não é possível mencionar:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Pedagogia
Os problemas de aprendizagem podem estar no próprio aluno ou fora dele. Um aluno que, ao fazer uma prova, por mais que se esforce, não consegue produzir um resultado satisfatório porque o assunto não lhe foi devidamente ensinado, é um exemplo clássico de problema de aprendizagem externo. Mas existem os problemas de aprendizagem internos (SIQUEIRA, Alisson. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Curitiba: Contentus,2020). Um deles, bastante conhecido, é a dislexia, definida como:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Pedagogia
Adotados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL,1997), os temas transversais devem ser trabalhados não como um componente curricular específico a ser incorporado ao currículo da escola, mas como temáticas envolvendo questões sociais, que, por não terem sido devidamente contempladas pelas disciplinas convencionais, precisam permeá-las de forma mais capilarizada. Acerca desses conteúdos, pode-se afirmar que incluem as seguintes temáticas, exceto:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Pedagogia
O Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil – RCNEI (1998, p.122) entende que, para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. Isso nos permite concluir que a alfabetização é:
I. Um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.
II. Um adestramento das capacidades relacionadas à percepção e memorização, associadas ao desenvolvimento de habilidades sensório-motoras.
III. Um modo de promover a socialização do indivíduo na medida em que possibilita novas formas de trocas simbólicas com outros indivíduos e o acesso franco às mais variadas formas de bens culturais.
Está correto o que se afirma:
I. Um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.
II. Um adestramento das capacidades relacionadas à percepção e memorização, associadas ao desenvolvimento de habilidades sensório-motoras.
III. Um modo de promover a socialização do indivíduo na medida em que possibilita novas formas de trocas simbólicas com outros indivíduos e o acesso franco às mais variadas formas de bens culturais.
Está correto o que se afirma: