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Filosofia
Sobre a forma maquiaveliana de pensar a política, a chamada “revolução maquiaveliana”, é correto afirmar que
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Filosofia
“O curso dos acontecimentos deu ao gênio da época uma direção que ameaça afastá-lo mais e mais da arte do Ideal. Esta tem de abandonar a realidade e elevar-se, com decorosa ousadia, para além da privação; pois a arte é filha da liberdade e quer ser legislada pela necessidade do espírito, não pela privação da matéria. Hoje, porém, a privação impera e curva em seu jugo tirânico a humanidade decaída. A utilidade é o grande ídolo do tempo; quer ser servida por todas as forças e cultuada por todos os talentos.”
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras,1989.
De acordo com o texto acima, é correto afirmar que o autor
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras,1989.
De acordo com o texto acima, é correto afirmar que o autor
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Filosofia
“Apesar do etnocentrismo não servir como critério para o abandono das contribuições filosóficas de Kant, Hegel, Voltaire e de outros tantos filósofos, não é adequado desconsiderar o racismo epistêmico como um viés decisivo para entender esses trabalhos e seus desdobramentos. A suposta razão universal do Iluminismo é uma ‘razão metonímica’ (que toma a parte pelo todo), porque é, na verdade, branca e masculina. Trata-se, em vez disso, de defender o conceito de pluriversal, que não se opõe ao de universal; distante da lógica dicotômica — ‘ou isso ou aquilo’ —, a pluriversalidade nos convida a pensar usando a tática da inclusão — ‘isso e aquilo’.”
Adaptado de NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a lei 10.639. Rio de Janeiro: Pallas: Biblioteca Nacional,2014.
De acordo com o trecho citado, é correto afirmar que
Adaptado de NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a lei 10.639. Rio de Janeiro: Pallas: Biblioteca Nacional,2014.
De acordo com o trecho citado, é correto afirmar que
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Filosofia
“Quanto ao 2º argumento, deve-se afirmar que talvez aquele que ouve o nome de Deus não entenda que ele designa algo que não se possa cogitar maior; pois alguns acreditaram que Deus é um corpo. Mas admitido que todos deem ao nome de Deus a significação que se pretende: maior que Ele não se pode cogitar, não se segue daí que cada um entenda que aquilo que é significado pelo nome exista na realidade, mas apenas na apreensão do intelecto. Nem se pode deduzir que exista na realidade, a não ser que se pressuponha que na realidade exista algo que não se possa cogitar maior, o que recusam os que negam a existência de Deus.”
AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. São Paulo: Edições Loyola,2009.
O trecho citado mostra a refutação, por Tomás de Aquino, do argumento celebrizado por Anselmo de Cantuária. Assinale a opção que descreve corretamente este argumento.
AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. São Paulo: Edições Loyola,2009.
O trecho citado mostra a refutação, por Tomás de Aquino, do argumento celebrizado por Anselmo de Cantuária. Assinale a opção que descreve corretamente este argumento.
Disciplina:
Filosofia
Leia os trechos a seguir.
“Ora, é pelo sucesso desses combates que cada um pode conhecer a força ou a fraqueza de sua alma, pois aqueles em quem naturalmente a vontade pode vencer com mais facilidade as paixões e interromper os movimentos do corpo que as acompanham têm provavelmente as almas mais fortes”.
DESCARTES. As paixões da alma. São Paulo: Abril Cultural,1973.
“Quanto mais um corpo é capaz, em comparação com outros, de agir simultaneamente sobre um número maior de coisas, ou de padecer simultaneamente de um número maior de coisas, tanto mais sua mente é capaz, em comparação com outras, de perceber, simultaneamente, um número maior de coisas. É por esses critérios que podemos reconhecer a superioridade de uma mente sobre as outras”.
ESPINOSA, Bento de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2013.
Com base nos trechos dos autores acima, é correto afirmar que
“Ora, é pelo sucesso desses combates que cada um pode conhecer a força ou a fraqueza de sua alma, pois aqueles em quem naturalmente a vontade pode vencer com mais facilidade as paixões e interromper os movimentos do corpo que as acompanham têm provavelmente as almas mais fortes”.
DESCARTES. As paixões da alma. São Paulo: Abril Cultural,1973.
“Quanto mais um corpo é capaz, em comparação com outros, de agir simultaneamente sobre um número maior de coisas, ou de padecer simultaneamente de um número maior de coisas, tanto mais sua mente é capaz, em comparação com outras, de perceber, simultaneamente, um número maior de coisas. É por esses critérios que podemos reconhecer a superioridade de uma mente sobre as outras”.
ESPINOSA, Bento de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2013.
Com base nos trechos dos autores acima, é correto afirmar que