Filtrar


Questões por página:
“Devido ao peso é que os átomos, num momento inicial, são imaginados por Epicuro como ‘caindo’; mas, situados dentro do vazio, teriam que desenvolver, nessa ‘queda’, trajetórias necessariamente paralelas. Isso significa que os átomos jamais se chocariam – dando origem aos engates e aos torvelinhos indispensáveis à constituição das coisas e dos mundos.”
Adaptado de EPICURO, col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural,1988.
Assinale a opção que descreve a solução conceitual de Lucrécio para o problema da teoria atomista apresentado acima.
“Há filósofos que imaginam estarmos, em todos os momentos, intimamente conscientes daquilo que denominamos nosso EU [our SELF]; que sentimos sua existência e a continuidade de sua existência; e que estamos certos de sua perfeita identidade e simplicidade, com uma evidência que ultrapassa a de uma demonstração.”
HUME, David. Tratado sobre a natureza humana. São Paulo: Editora UNESP,2009.
Assinale a opção que identifica corretamente a posição de Hume quanto à existência do eu.
Leia o fragmento a seguir.
“Parece impossível que a substância exista separadamente daquilo de que é substância; consequentemente, como podem as Ideias, se são substâncias das coisas, existir separadamente das coisas? Mas no Fédon é afirmado justamente isso: que as Formas são causa do ser e do devir das coisas. Existem muitas outras coisas que se produzem – por exemplo uma casa ou um anel –, das quais os platônicos não admitem a existência de Ideias. Por conseguinte, é claro que todas as outras coisas podem ser e gerar-se por obra de causas do mesmo tipo daquelas que produzem os objetos acima mencionados, e não por obra das Formas.”
Adaptado de ARISTÓTELES. Metafísica, São Paulo: Edições Loyola. Vol. II.2015.
Assinale a opção que descreve corretamente a posição de Aristóteles relativamente à doutrina platônica das Formas.
“O livro trata dos problemas filosóficos e mostra – creio eu – que a formulação desses problemas repousa sobre o mau entendimento da lógica de nossa linguagem. Poder-se-ia talvez apanhar todo o sentido do livro com estas palavras: o que se pode em geral dizer, pode-se dizer claramente; e sobre aquilo de que não se pode falar, deve-se calar.”
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Edusp,2001.
“A filosofia não deve, de modo algum, tocar no uso efetivo da linguagem; em último caso, pode apenas descrevê-lo. Pois também não pode fundamentá-lo. A filosofia deixa tudo como está.”
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. São Paulo: Abril Cultural,1979.
De acordo com a segunda fase do pensamento de Wittgenstein, a linguagem
“Após ter pensado bastante nisto e de ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira, todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito”.
Adaptado de DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Abril,1973.
Assinale a opção que identifica corretamente a instância com base na qual é possível inferir a certeza enunciada, para Descartes.