Filtrar


Questões por página:
A aquisição dos medicamentos e materiais médico-hospitalares deve ser acompanhada de algumas providências, dentre elas: exigência de apresentação, da parte do fabricante e distribuidores, dos Certificados de Registro da Empresa e de Produtos que comprovem o cumprimento das “Boas Práticas de Fabricação”, “Boas Práticas de Armazenamento” e “Boas Práticas de Transporte”, expedidos pela Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, pela Agência Nacional de Vigilância ou órgão equivalente dos Estados e Municípios, quando autorizados. Também pela exigência do Certificado de Análise, química e microbiológica, e da Avaliação Prévia da qualidade das amostras de produtos ainda não vendidos para o hospital. Deve ocorrer a inspeção visual de todos os produtos recebidos, observando-se
Antigamente, a Farmácia Hospitalar (FH) era vista simplesmente como um depósito de medicamentos. A sua localização geralmente era no subsolo dos hospitais, sem nenhuma regra de arquitetura ou engenharia. Nos últimos anos, no entanto, a FH passou por transformações, acompanhando a evolução dos hospitais, tanto na parte de sua estrutura física como na implementação dos recursos de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças. Atualmente, espera-se que a FH esteja capacitada para se ocupar dos produtos farmacêuticos e das atividades a eles relacionados. A Farmácia Hospitalar é a unidade do hospital que:
1. se ocupa dos produtos farmacêuticos; 2. participa da seleção, aquisição e controle da movimentação do estoque de medicamentos e correlatos; 3. com exclusividade, executa atividades relacionadas à manipulação, ao armazenamento e à distribuição de medicamentos e correlatos; 4. está presente no planejamento, na organização e no controle dos medicamentos. 5. deve ter na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, como membro consultor, o profissional farmacêutico, garantido pela Portaria 2.616, de 12 de maio de 1998.
A soma dos números das frases CORRETAS é:
Quanto aos direitos e deveres do farmacêutico, assinale a afirmativa INCORRETA:
A respeito dos medicamentos que integram a lista B, conforme regulamentado na Portaria nº 344 de 1998 e suas atualizações, assinale a afirmativa INCORRETA:
Durante a conferência de uma prescrição, o farmacêutico hospitalar precisou converter a concentração de NaCL para miliequivalente-grama (mEq. g). Assinale o valor do miliequivalente-grama (mEq. g) de NaCL. (Considere: 1 mol de NaCL é igual a 58,45 g.)