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Nonaka e Takeuchi (1997) têm sido os autores mais citados e referenciados quando se fala em Gestão do Conhecimento. Eles dividem o conhecimento em tácito (implícito) e formal (explícito). O tácito vem da experiência e, também, da experimentação. O formal é sistemático, e pode ser expresso por textos, apostilas, etc. Porém, eles não são excludentes e passa-se de um para outro em quatro quadrantes (socialização, externalização, combinação e internalização) de uma espécie de matriz, retornando sempre ao ponto de partida. O nome desse modelo é
O envolvimento e adesão de pessoas estratégicas da organização, e das pessoas que serão objeto da implantação de modelo de gestão por competências, faz parte da fase de
O século XXI tem trazido grandes desafios para as organizações, notadamente para suas áreas de Gestão de Pessoas. O conceito de Gestão Estratégica de Pessoas, utilizado de forma quase generalizada por organizações de diversos portes, traz, em si, comportamentos quase obrigatórios e que seriam inimagináveis em boa parte do século passado. Nas alternativas, há uma em que a atitude quanto ao tratamento do ser humano organizacional é tipicamente do século XX. Assinale-a.

O gestor de uma determinada organização decidiu testar um novo método de avaliação de desempenho, que consistia basicamente em todos os trabalhadores, independentemente da sua posição hierárquica, serem simultaneamente avaliadores (conservando o anonimato) e avaliados.


Esse método é denominado:

A figura abaixo mostra uma matriz do tipo “Nine-Box” com parte das saídas de uma avaliação de desempenho com foco em competências. O gráfico mostra as entregas confrontadas com as atitudes e valores de quatro profissionais da organização XYZ (A, B, C e D), com as escalas variando de 1 (não atende) a 6 (supera).


O gerente de RH da XYZ está analisando esses resultados para propor possíveis ações de gestão de pessoas.


Em relação aos funcionários, os dados indicam as seguintes situações e possibilidades de ação adequadas: