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O currículo escolar possui dez áreas de conhecimento e deve ousar sair da cópia, da reprodução do conhecimento para experimentar novas combinações, soluções para os desafios e possibilidades que a realidade sugere a cada ser humano. Entra em cena a interdisciplinaridade que, segundo Japiassú (1976, p.74-75): “deverá ser procurada na negação e na superação das fronteiras disciplinares”. Dessa forma, O paradigma interdisciplinar:
[...]rompe não só com a ideia de um meio rígido ou amorfo, mas também com as visões simplificadoras que isolavam os seres de seu ambiente ou reduziam os seres ao seu ambiente. Este princípio tem um alcance universal: é válido para tudo quanto é vivo como para tudo quanto é humano. Ecologizar o nosso pensamento da vida, do homem, da sociedade, do espírito, faznos repudiar para sempre todo o conceito fechado, toda a definição autossuficiente, toda a coisa “em si”, toda a causalidade unidirecional, toda a determinação unívoca, toda a redução niveladora, toda a simplificação de princípio. (MORIN,1980, p.87-88).
As afirmativas seguintes expressam este paradigma interdisciplinar:
I. A escola, numa prática interdisciplinar, recupera o lugar da vida como ponto de partida e chegada. Na vida, a dimensão religiosa está conectada com as diversas e complexas áreas do conhecimento.
II. O ser humano, na sua experiência religiosa, transcende o paradigma fragmentador do sentido da vida.
Assinale a alternativa correta:
A UNESCO (2001) relata que a diversidade cultural cria um mundo rico e variado, o qual aumenta a gama de possibilidades de escolha que se oferecem a todos, nutre as capacidades e valores humanos e constitui um dos principais promotores do desenvolvimento, não somente em termos econômicos, mas também como meio de acesso a uma existência intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória. Tal diversidade cultural é tão necessária para o gênero humano quanto a diversidade biológica o é para a natureza. Constitui patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras. Por estas razões, torna-se indispensável em sociedades cada vez mais diversificadas, para garantir uma interação harmoniosa entre sujeitos e grupos com identidades culturais distintas. Quanto à aceitação e interação com a diversidade cultural:
Assinale a alternativa incorreta:
Há vários dispositivos na Constituição Federal e ainda o art.5º que explicita uma longa e detalhada lista de direitos e deveres individuais e coletivos. Entre eles há os princípios: que são concepções de mundo fundantes de um assunto; os fundamentos: que são as regras básicas que legitimam e autorizam a existência de uma organização e os objetivos: que são metas a serem atingidas e efetivadas. Tal conjunto de princípios, fundamentos e objetivos constitucionais dariam, por si sós, amplas condições para que as igrejas, os cultos, os sistemas filosófico-transcendentais possam, legitimamente, recrutar fiéis, manter crentes, manifestar convicções, ensinar seus princípios, fundamentos e objetivos e estimular práticas em seus próprios ambientes e locais, com a toda a liberdade e respeitadas todas as opções. Além disso, as igrejas dispõem de meios de comunicação de massa, redes de televisão ou programas religiosos em canais de difusão etc. (CURY,1993, p.185).
Assinale a alternativa que aponta corretamente essa legitimação constitucional do ensino religioso:
A religião é um instrumento capaz de engendrar um campo simbólico de relações de forças, inclusive de força política, que se configura em diversos tipos de representações. É nisso que o poder simbólico da religião também se assemelha a outras modalidades de poder, especialmente à do poder político (BALANDIER,1969, p.101): “[...] o sagrado é uma das dimensões do campopolítico”, opolíticotambéméumadasdimensões do campo sagrado e “a religião pode ser instrumento de poder” (BALANDIER,1969, p.109) e garantir, com isso, a legitimidade do poder político, ao passo que a ação política também pode servir de retaguarda para garantir a legitimidade religiosa. O poder simbólico da religião é tratado como um veículo de poder e de política, com as devidas representações do poder simbólico, como as alocuções, as orações e outros símbolos pertinentes à religião. Nesta perspectiva, apresenta uma espécie de dialética que engendra tal poder, mostrando uma tênue passagem do espaço sagrado, o templo, ao campo religioso, num processo que compõe o que chamamos de lócus numinoso, um espaço imaginário de relações de força que integra o indivíduo com seu espaço físico, transformando as relações e o meio social em que vive a partir da sua relação com o sagrado (PEREIRA,2008, p.83-84).
Analise as afirmativas a seguir:
I. A religião é um dos meios utilizados no quadro político e estratégias políticas são também empregadas pela religião para exercer seu domínio, porque a religião, pelo fato de ser um elemento constitutivo da cultura brasileira, tem esse poder de persuasão.
II. Segundo as concepções de Maquiavel: a religião é algo “útil para comandar os exércitos, confortar o povo, manter as pessoas de bem e fazer corar os maus” (2001, p.58 apud Azevedo,1981, p.88).
III. O mesmo ocorre com os representantes religiosos nas cerimônias civis: a interação simbólica entre essas duas categorias de poder reforça o poder simbólico de ambas (BALANDIER,1969, p.109), estreitamente vinculadas, e que seus respectivos dinamismos se acham em correspondência.
IV. O poder da religião, classificado como poder simbólico, interage com outras formas de poder (BOURDIEU,1998, p.15).
Estão corretas as afirmativas:
Com a perspectiva e com os princípios de uma educação para a cidadania plena, o Ensino Religioso se sustenta em pressupostos educacionais e não sobre argumentações religiosas, por mais que estas argumentações sejam legítimas e importantes para o ser humano. A partir das diferentes áreas de conhecimento, integradas às Ciências da Religião, isso contribui na definição dos conteúdos específicos, considerando que a interlocução entre as mesmas é fundamental para a construção e articulação da disciplinaridade e da interdisciplinaridade. Portanto, o Ensino Religioso precisa observar os aspectos das Ciências da Religião, pois objetiva compreender o fenômeno religioso em todas as situações da existência humana . Para Junqueira (2010, p.70-71), estas são as normas para habilitação e admissão de professores para esta área:
I. Fazer parte do quadro permanente do magistério federal/estadual ou municipal.
II. Ser portador de diploma de licenciatura em Ensino Religioso. Caso não existam profissionais devidamente licenciados, o sistema de ensino poderá preencher os cargos de professores com profissionais: Portadores de diploma de especialista em Ensino religioso (mínimo de 360 h/a), desde que seja portador de diploma de outra licenciatura / Bacharéis na área da religiosidade, com complementação exigida no DEC, desde que tenha cursado disciplina na área temática de Teologia Comparada, no total de 120 h/aula.
III. Demonstrar capacidade de atender a pluralidade cultural e religiosa brasileira, sem proselitismo.
IV. Comprometer-se com os princípios básicos de convivência social e cidadania, vivenciando a ética própria aos profissionais da educação.
V. Apresentar domínio dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso.
Assinale a alternativa correta: