Questões de Concurso
Filtrar
338 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 68
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Suzano - SP
Disciplina:
Educação Artística
Segundo Barbosa (A imagem no ensino da arte,2014), a teoria de Edmund Feldman para o ensino da arte tem como núcleo fundamental
Concurso:
Prefeitura de Suzano - SP
Disciplina:
Educação Artística
Segundo Hernández, a revisão das abordagens de ensino de arte passou a ser operada da perspectiva disciplinar e, pela importância dada à aprendizagem conceitual, deu-se, fora do Brasil, inicialmente durante a década de
Concurso:
Prefeitura de Suzano - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Daí ser muito reconhecida a habilidade de saber copiar as figuras, objetos ou outros desenhos que eram apresentados pelo professor. Este, apoiado em referenciais de ordem imitativa, levava aos alunos os modelos que eram selecionados da tradição clássica ou de livros, para serem repetidos pelos aprendizes. O perfeito conhecimento das formas como a reprodução de desenhos de ornatos, a cópia e o desenho geométrico visavam à preparação do estudante para a vida profissional e para as atividades que se desenvolviam tanto em fábricas como em serviços artesanais.”
(Ferraz & Fusari, Metodologia do ensino de arte,1999)
O excerto caracteriza, segundo as autoras, o ensino de arte a partir da
(Ferraz & Fusari, Metodologia do ensino de arte,1999)
O excerto caracteriza, segundo as autoras, o ensino de arte a partir da
Concurso:
Prefeitura de Suzano - SP
Disciplina:
Educação Artística
Nos colégios jesuíticos europeus, a educação estava voltada para os nobres e burgueses abonados, deixando de lado a educação popular. No Brasil, fundaram “escolas de ler e escrever” e de doutrina em vários locais. As crianças eram atraídas principalmente pelos métodos que os jesuítas utilizavam, e que faziam do conhecimento um atrativo, caracterizado
Disciplina:
Educação Artística
Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.
Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.
Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.