Filtrar


Questões por página:

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte, julgue o item subsequente.


Os Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte procuram, desde 1997, propor um currículo mínimo para cada um dos níveis de escolarização.

No que se refere ao ensino de arte no Brasil, julgue o próximo item.


A cultura visual na educação propõe que a visualidade do cotidiano (outdoors etc.) seja lida criticamente pelos alunos, a fim de que aprendam a distinguir e valorizar a arte erudita.

No que se refere ao ensino de arte no Brasil, julgue o próximo item.


A abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, que propõe para o ensino da arte o equilíbrio entre os pilares “fazer”, “fruir” e “contextualizar”, ainda não foi contemplada pelos principais documentos que orientam o ensino de arte (Referenciais curriculares para a Educação Infantil, PCNs‐Arte, Currículos em Movimento etc.), sendo a sua inserção na Base Nacional Curricular Comum uma das principais lutas da categoria.

A respeito dos fundamentos sintáticos do alfabetismo visual, julgue o item subsequente.


O elemento mais importante e necessário da experiência visual é de natureza tonal.

A proposta de um trabalho interdisciplinar e diferenciado tem sido muito estudada e aprofundada na escola contemporânea. A Arte, em si, lida com essa perspectiva há tempos, por se tratar de uma grande área que abrange outros campos do conhecimento. Considerando o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.