Questões de Concurso
Filtrar
338 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 68
Questões por página:
Questões por página:
“[...] o trabalho de Murray Schafer seria mais bem classificado como educação sonora do que propriamente educação musical, termo, em certa medida, comprometido com procedimentos, escolas e métodos de ensino. O que ele propõe deveria anteceder e permear o ensino de música, por promover um despertar para o universo sonoro, por meios de ações muito simples, capazes de modificar substancialmente a relação ser humano/ambiente sonoro” (FONTERRADA, Marisa Trench de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação.2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte,2008. p.196).
O compositor canadense Murray Schafer é representante da educação musical contemporânea, criador da expressão “paisagem sonora”, que significa:
O compositor canadense Murray Schafer é representante da educação musical contemporânea, criador da expressão “paisagem sonora”, que significa:
Sobre o papel da música nos processos educativos, assinale a alternativa CORRETA.
Leia atentamente o texto a seguir e responda a qual corrente metodológica o mesmo se refere:
“[...] nas escolas, a arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar, e os professores deveriam atender a todas as linguagens artísticas (mesmo aquelas para as quais não se formaram) com um sentido de prática polivalente, descuidando-se de sua capacitação e aprimoramento profissional. Esse quadro estende-se pelas décadas de 80 e 90 do século XX, de tal forma que muitas das escolas brasileiras de ensino médio apresentam práticas reduzidas e quase ausentes de um ensino e aprendizagem em música, artes visuais/plásticas, dança, teatro; enfim, de conhecimento da arte propriamente dita” (PCNEN,2002, p.91-92).
“[...] nas escolas, a arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar, e os professores deveriam atender a todas as linguagens artísticas (mesmo aquelas para as quais não se formaram) com um sentido de prática polivalente, descuidando-se de sua capacitação e aprimoramento profissional. Esse quadro estende-se pelas décadas de 80 e 90 do século XX, de tal forma que muitas das escolas brasileiras de ensino médio apresentam práticas reduzidas e quase ausentes de um ensino e aprendizagem em música, artes visuais/plásticas, dança, teatro; enfim, de conhecimento da arte propriamente dita” (PCNEN,2002, p.91-92).
Leia o trecho a seguir, sobre Pedagogia Crítica – uma das iniciativas desenvolvidas no ensino da arte –, preencha as lacunas e marque a alternativa que apresenta a CORRETA sequência de palavras:
“Fundamentada na teoria crítica e nas ideias ________________, buscou-se dar ênfase aos conteúdos ______________ - ________________, valorizando os conhecimentos e os processos de aprendizagem pautados na cultura local (popular) e o repertório de saberes do estudante. Porém, à revelia de suas principais proposições teóricas e práticas, são apontados certos reducionismos, tais como a recusa das formas ________________ de arte e cultura – consideradas _________________– e das manifestações da cultura de massa, tidas apenas como meios de _______________________” (BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica).
“Fundamentada na teoria crítica e nas ideias ________________, buscou-se dar ênfase aos conteúdos ______________ - ________________, valorizando os conhecimentos e os processos de aprendizagem pautados na cultura local (popular) e o repertório de saberes do estudante. Porém, à revelia de suas principais proposições teóricas e práticas, são apontados certos reducionismos, tais como a recusa das formas ________________ de arte e cultura – consideradas _________________– e das manifestações da cultura de massa, tidas apenas como meios de _______________________” (BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica).
Durante o século XX, no Brasil, destacaram-se quatro métodos de educação musical: o método analítico de João Gomes Júnior, o método coral de Heitor Villa Lobos, o método de iniciação musical de Antônio Leal Sá Pereira e o método de recreação musical de Liddy Mignone. Sobre esses autores e seus respectivos métodos, assinale a alternativa INCORRETA.