Filtrar


Questões por página:
O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é reconhecido por sua extensa obra, que inclui sinfonias, choros, concertos, música de câmera etc. Sua obra destacase, ainda, por apresentar uma linguagem peculiarmente brasileira, com nuances das culturas regionais e elementos de canções populares e indígenas. Na década de 1930, propôs e implantou um plano de educação musical nas escolas, conhecido como:
mostrar texto associado
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
“A música, nesta concepção, não era apenas uma imagem passiva do sistema ordenado do universo, era também uma forca capaz de afetar o universo – daí a atribuição dos milagres aos músicos lendários da mitologia. Numa fase posterior, mais científica, passaram a sublinhar-se os efeitos da música sobre a vontade e, consequentemente, sobre o caráter e a conduta dos seres humanos” (GROUT & PALISCA,1988). A afirmação em destaque refere-se à Doutrina do Ethos, presente na Grécia antiga. Sobre essa doutrina, indique a alternativa INCORRETA.
Relacione corretamente os artistas apresentados na primeira coluna com os movimentos artísticos correspondentes, os quais são apresentados na segunda coluna.
(I) Pablo Picasso (II) Michelangelo M. da Caravaggio (III) Marcel Duchamp (IV) Henri Matisse (V) René Magritte

( ) Dadaísmo ( ) Fauvismo ( ) Cubismo ( ) Barroco ( ) Surrealismo
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA com relação à segunda coluna.
Sobre as principais mudanças no ensino da Arte mencionadas por Ana Mae Barbosa e sobre como essas mudanças estão sendo percebidas pelos professores, assinale a alternativa INCORRETA.