Filtrar


Questões por página:
Entende-se que o som é a sensação auditiva que nossos ouvidos são capazes de identificar, ou seja, é a vibração de corpos. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta os Parâmetros do Som.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). As aulas de Arte, no Ensino Fundamental e Médio, são essenciais para que todos os alunos vivenciem e aprendam:


I. a Arte como instrumento de comunicação plena de significações que estão condensadas na obra artística;

II. a perceber que toda produção artística possui tanto uma dimensão objetiva como subjetiva, porém a sua interpretação deve abrigar apenas uma visão imparcial (objetiva);

III. a observar que qualquer manifestação artística envolve extrair significações que partem da percepção de linhas cores, temas, movimentos, produzidos pelo artista e que ressoam no seu receptor.

IV. a perceber que a obra de Arte permite ao ser humano imaginar situações, fatos, ideias e sentimentos que se limitam a experiência imediata.

Ao escolher uma determinada obra de arte para ser estudada, o educador deve ter claro quais são os propósitos e objetivos a serem alcançados. Para tanto, é necessária a elaboração de um roteiro, contendo as informações sobre o artista, descrição, interpretação e exercício de aprendizagem, a fim de que, ao final do processo, os alunos possam se expressarem, formalmente, por meio de objetos bi ou tridimensionais (desenho, pintura, colagem, gravura, escultura, instalações). Nesse contexto, a metodologia triangular do ensino de arte propõe os seguintes eixos:
O andamento é indicado normalmente com termos italianos ou com sinais metronômicos. Allegro, vivace e presto fazem parte do andamento

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

O modernismo no Brasil foi um movimento cultural que teve grandes proporções críticas e repercutiu, principalmente, no cenário artístico e literário do país, gerando tumultos e desconforto para a sociedade de artistas brasileiros. O modernismo tinha como objetivos e características, em sua primeira, segunda e terceira fases:


I. a quebra com o "tradicionalismo" da época, experimentando novas técnicas e criações artísticas, sendo suas características o rompimento com as estruturas do passado, valorização do índio brasileiro, nacionalismo ufanista exagerado e utópico, caráter revolucionário.

II. a valorização do tradicionalismo rompendo com padrões exagerados ditados pela elite. Suas características eram o fortalecimento de uma arte livre e revolucionária, mantendo padrões acadêmicos, valorização da cultura erudita, incentivo à descentralização da arte clássica.

III. a quebra com parâmetros revolucionários e as suas características eram a valorização da arte pela cultura afro-brasileira, traços livres de conceitos tradicionais na escultura e na pintura.

IV. a produção poética que, nesse período, teve influência do realismo e do romantismo, além da Psicanálise de Freud. Suas características foram o amadurecimento das ideias de 1922, nova postura artística, nacionalismo, universalismo e regionalismo, literatura construtiva e engajada.