Filtrar


Questões por página:
Segundo Viola Spolin (2012), “todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”. Sendo assim, levar o teatro para a escola é possibilitar aos alunos a vivência do fazer teatral. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

Nos anos 1970, afloram, entre os profissionais ligados ao ensino da arte, uma preocupação e um questionamento sobre a proposta educativa em arte centrada apenas no fazer. Sem negar a produção das manifestações artísticas nas diversas linguagens, teatro, dança, música e artes plásticas, os educadores iniciaram um processo de discussão e pesquisa que direcionasse o ensino também para o conhecimento da arte e sua apreciação. Para Ana Mae Barbosa, esse movimento, no processo de ensino de arte, significa que


I. temos de alfabetizar para a leitura da imagem;

II. por meio da leitura das obras de artes plásticas, estaremos preparando a criança para a decodificação da gramática visual, da imagem fixa e, por meio da leitura do cinema e da televisão, a criança será preparada para aprender a gramática da imagem em movimento;

III. a decodificação precisa ser associada ao julgamento da qualidade do que está sendo visto aqui e agora e em relação ao passado;

IV. a arte deve ser encarada como a capacidade de produzir material de qualidade.

De acordo com Augusto Boal, “Aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão”.
Escolha a alternativa CORRETA que indica o método teatral baseado no princípio de que o ato de transformar é transformador, desenvolvido por Augusto Boal.

Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas.


(PCN-Arte,1997)


Segundo o documento, a ação física é necessária para que a criança

Observe a imagem.

 

Essa é uma fotografia da encenação da peça O bailado do deus morto, de Flávio de Carvalho, apresentada no âmbito do Teatro da Experiência no Clube dos Artistas Modernos (CAM). O teatro foi fechado pela polícia depois de três apresentações no contexto de censura do período