Filtrar


Questões por página:
A técnica de multiplicação de moléculas de DNA em laboratório desenvolvida por meio de uma reação em cadeia da polimerase (PCR) se baseia no processo celular de duplicação de DNA. É caracterizado como uma das grandes invenções da Ciência e, consequentemente, vem sendo uma das técnicas mais realizadas em laboratórios de biologia molecular. O método de PCR apresenta algumas etapas distintas: desnaturação, anelamento e extensão (ou polimerização).
Sobre o anelamento é correto afirmar que:
Após a realização da extração do DNA, na maioria das vezes se faz necessário conhecer qual foi o rendimento do procedimento antes de utilizá-lo nas análises subsequentes. A determinação da concentração das amostras de DNA normalmente é avaliada por meio de dois métodos: a espectrofotometria e a eletroforese. Ao se aplicar a análise por meio da espectrometria é correto afirmar que:
As proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, formadas pelo encadeamento de aminoácidos, são mais abundantes na matéria viva (50 a 80% do peso seco da célula) e conhecidas como constituintes básicos da vida. Elas apresentam diversas estruturas, sendo uma delas conhecida como a estrutura que representa a sequência linear de aminoácidos que compõem a proteína. Nesse caso está sendo relacionada a estrutura:
A citotoxicidade é entendida como a capacidade que uma substância possui de inibir a proliferação celular ou causar danos e lesões às células, que acarretam a morte celular. Desta forma, qualquer substância citotóxica tende a diminuir a capacidade de autorrenovação de um tecido celular, ou ainda pode ocasionar a degeneração por morte das células. Existem ensaios que podem ser aplicados para identificar essas substâncias, que são os testes de citotoxicidade in vitro. Um deles é o teste de viabilidade celular. Sobre esse teste é correto afirmar que:
Os substratos são geralmente um importante parâmetro para se conseguir maior controle dentro dos processos de fermentação por estarem, quase sempre, associados à inibição do crescimento e ao aumento da eficiência do fluxo de carbono, pela redução da quantidade de produtos derivados formados, e a quantidade de dióxido de carbono envolvido. Dentre as fontes de carbono que estão presentes nos substratos Lígno-celulósicos, estão: