Filtrar


Questões por página:
A técnica do teste de Gram segue uma metodologia padrão para que os resultados possam ser fidedignos e com isso não incorrer em falsos resultados e até prejudicar a saúde dos indivíduos. Podemos citar as seguintes etapas:
( ) adicione igual quantidade de água sobre a lâmina coberta com violeta-de-metila e deixe agir por mais 45 segundos.
( ) escorra o lugol e lave em um filete de água corrente.
( ) cubra o esfregaço com violeta-de-metila e deixe por aproximadamente 15 segundos;
( ) escorra o corante e lave em um filete de água corrente; cubra a lâmina com lugol diluído (1/20) e deixe agir por aproximadamente 1 minuto.
( ) adicione álcool etílico (99,5º GL) sobre a lâmina; descorando-a, até que não desprenda mais corante.
Usando os algarismos de 1 a 5, a ordem correta para essas etapas é representada pela opção:
O teste de Gram é de extrema importância para a coloração das bactérias e com isso saber classificá-las. Dentro deste método já ocorreram algumas modificações, sendo uma das mais importantes aquela do corante secundário, também chamado de corante de fundo. Desta forma é correto afirmar que:
Dentre as rotinas de esterilização conhecidas, uma bem comumente aplicada é a que utiliza o calor úmido sob pressão, realizado em autoclaves, e que representa dentre todas as rotinas uma das técnicas mais econômicas e seguras de esterilização. Uma das rotinas mais comuns é que a vidraria deve ser autoclavada a 121°C por 20 minutos e postas para secar em estufa. São também recomendações importantes:
I utilizar como capacidade máxima de 80% da câmara do equipamento.
II todos os pacotes de grau cirúrgico devem ser posicionados para que o lado do filme esteja em contato com o lado do filme do outro pacote.
III as caixas devem estar destampadas para facilitar a penetração do vapor e envoltas em papel grau cirúrgico.
IV colocar, em uma mesma carga, produtos feitos de materiais muito diferentes entre si (ex: tecidos com borracha ou metais com borracha).
Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:
Para um melhor controle, disposição e gerenciamento de resíduos perigosos é preciso realizar seu acompanhamento, do local de geração até sua disposição final, sendo aplicável também aos resíduos de laboratório. Uma das etapas que precisam e devem ser seguidas para um efetivo gerenciamento é, por exemplo, reduzir os riscos e facilitar a sua disposição final, onde os resíduos podem ser submetidos a processos, técnicas ou métodos que consigam alterar seu caráter ou sua composição, considerando a manipulação e custo. Essa etapa é descrita como:
Desinfecção é um processo aplicado para eliminar todos os microrganismos ou objetos inanimados patológicos, tendo como exceção os endosporos bacterianos. Dentre as substâncias que podem ser utilizadas temos o álcool. O conhecido como antisséptico é o álcool: