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Concurso:
MPE-RS
Disciplina:
Engenharia de Software
Considere as seguintes afirmações sobre Metodologias Ágeis de desenvolvimento de software.
I. Metodologias Ágeis caracterizam-se por um conjunto de princípios para o desenvolvimento de software, de forma a promover fortalecimento do trabalho em equipe, auto-organização e entregas contínuas e rápidas, de alta qualidade, alinhando o desenvolvimento com as necessidades das empresas.
II. Entre as práticas difundidas de Programação Extrema, mais conhecida pela sigla XP (do original eXtreme Programming), destacam-se a Programação em pares (pair programming), o estabelecimento de um padrão de codificação (coding standard); o Desenvolvimento conduzido por testes (test-driven development) e a Propriedade individual do código (individual ownership).
III. Metodologias ágeis também adotam estratégias de planejamento, assegurando que os planos sejam flexíveis e capazes de serem adaptados a mudanças nos negócios ou na tecnologia. O Jogo de Planejamento (Planning game) da XP é similar ao planejamento feito em outros métodos ágeis como SCRUM, Crystal e FDD.
I. Metodologias Ágeis caracterizam-se por um conjunto de princípios para o desenvolvimento de software, de forma a promover fortalecimento do trabalho em equipe, auto-organização e entregas contínuas e rápidas, de alta qualidade, alinhando o desenvolvimento com as necessidades das empresas.
II. Entre as práticas difundidas de Programação Extrema, mais conhecida pela sigla XP (do original eXtreme Programming), destacam-se a Programação em pares (pair programming), o estabelecimento de um padrão de codificação (coding standard); o Desenvolvimento conduzido por testes (test-driven development) e a Propriedade individual do código (individual ownership).
III. Metodologias ágeis também adotam estratégias de planejamento, assegurando que os planos sejam flexíveis e capazes de serem adaptados a mudanças nos negócios ou na tecnologia. O Jogo de Planejamento (Planning game) da XP é similar ao planejamento feito em outros métodos ágeis como SCRUM, Crystal e FDD.
Quais estão corretas?
Concurso:
MPE-RS
Disciplina:
Engenharia de Software
Há um tipo de associação em UML que pode ser usado para representar relacionamentos todo-parte com uma semântica particular, com algumas implicações, tais como: (i) uma instância da parte pertence a apenas uma instância do todo de cada vez; (ii) a parte deve sempre pertencer a um todo; e (iii) o todo é responsável pela criação e remoção de suas partes – seja por si mesmo criando/removendo as partes, ou pela colaboração com outros objetos.
A notação UML para este tipo de associação é um losango cheio em uma linha de associação, posicionado na extremidade da linha em que está o todo.
O nome do tipo de associação descrito acima é
A notação UML para este tipo de associação é um losango cheio em uma linha de associação, posicionado na extremidade da linha em que está o todo.
O nome do tipo de associação descrito acima é
Concurso:
MPE-RS
Disciplina:
Engenharia de Software
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
_________ preocupa-se com a definição de objetos de software e também com suas responsabilidades e colaborações, enfatizando uma solução que satisfaça os requisitos. Uma notação UML comum para ilustrar essas colaborações é o ________, que foca as interações entre os objetos de um sistema, com ênfase na ordenação temporal em que elas ocorrem.
_________ preocupa-se com a definição de objetos de software e também com suas responsabilidades e colaborações, enfatizando uma solução que satisfaça os requisitos. Uma notação UML comum para ilustrar essas colaborações é o ________, que foca as interações entre os objetos de um sistema, com ênfase na ordenação temporal em que elas ocorrem.
Concurso:
MPE-RS
Disciplina:
Engenharia de Software
Considere as seguintes afirmações sobre UML
I. UML é um acrônimo para Unified Modeling Language; portanto, UML é uma linguagem, uma notação, e não uma metodologia.
II. Um diagrama de classes UML é um modelo de classes que mostra o relacionamento estático entre elas, incluindo associações, agregações e generalizações.
III. UML é uma linguagem orientada a objetos baseada numa extensão de XML.
Quais estão corretas?
I. UML é um acrônimo para Unified Modeling Language; portanto, UML é uma linguagem, uma notação, e não uma metodologia.
II. Um diagrama de classes UML é um modelo de classes que mostra o relacionamento estático entre elas, incluindo associações, agregações e generalizações.
III. UML é uma linguagem orientada a objetos baseada numa extensão de XML.
Quais estão corretas?
Concurso:
MPE-PE
Disciplina:
Engenharia de Software
Uma primeira classificação das ferramentas CASE pode ser efetuada com base nas fases do processo de desenvolvimento às quais as ferramentas se aplicam. As ferramentas Upper-Case são aplicações